22 de Setembro: Dia da Banana

Ásia, sendo atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta

Por Cezar Guedes em 05/10/2021 às 23:04:45
As bananas são cultivadas em 130 países pelo mundo, mas são originárias do sudeste da Ásia, sendo atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta / GB Imagem

As bananas são cultivadas em 130 países pelo mundo, mas são originárias do sudeste da Ásia, sendo atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta / GB Imagem

Existem ainda muitas espécies de banana selvagem na Nova Guiné, na Malásia, Indonésia e Filipinas. Indícios arqueológicos e paleoambientais recentemente revelados em Kuk Swamp na província das Terras Altas Ocidentais da Nova Gunié sugerem que o cultivo da banana remonta 5 mil anos a.C, ou mesmo até 8 mil anos a.C. Tais dados tornam este local o berço do cultivo de bananas. É provável, contudo, que outras espécies de banana selvagem tenham sido objeto de plantio posteriormente, em outros locais do sudeste asiático.

A banana é mencionada em documentos escritos, pela primeira vez na história, em textos budistas de cerca de 600 anos a.C. Sabe-se que Alexandre, o Grande comeu bananas nos vales da Índia em 327 a.C. Mas, as plantações de banana organizadas pelo Homem só ocorreram a partir do Século III d.C. na China. No ano de 650, os conquistadores islâmicos trouxeram a banana para a Palestina. Foram, provavelmente, os mercadores árabes quem divulgou a banana por grande parte da África, provavelmente até à Gâmbia.

A palavra banana teve origem na África Ocidental e, adaptada pelos portugueses e espanhóis, passou também a ser usada, por exemplo, na língua inglesa.

Nos Séculos XV e XVI, colonizadores portugueses introduziram a plantação sistemática de bananais nas ilhas atlânticas, no Brasil e na costa ocidental africana. Mas, as bananas mantiveram-se, durante muito tempo, desconhecidas da maior parte da população européia.

A banana é o segundo fruto mais produzido e consumido no Brasil, segundo país no ranking da produção mundial, tanto como sobremesa como acompanhamento nas refeições, ainda que ocupe apenas 0,87% do total das despesas de alimentação dos brasileiros em geral (daí a expressão "a preço de banana" para referir que algo é pouco dispendioso). A maior parte da produção provém do Nordeste do País, onde é produzido 34% do volume total nacional, seguido das Regiões Norte (26%), Sudeste (24%), Sul (10%) e Centro-Oeste (6%).

Vale lembrar que a banana é uma rica fonte de potássio, indispensável na alimentação principalmente das crianças e idosos.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM