Para amadurecer as frutas

Para acelerar o amadurecimento de frutas você pode embrulhá-las em jornal, longe do sol.

Para guardas as frutas

Nunca guarde frutas em sacolas plásticas, as frutas precisam de oxigênio e, se forem guardadas dessa forma, acabam perdendo sabor e nutrientes.

Suco de abacaxi

Faça um suco de abacaxi diferente: corte as cascas da fruta, coloque em um litro de água e bata no liquidificador. Depois, peneire e adoce a gosto.

Caqui

Para que o caqui amadureça mais depressa, pingue uma gota de vinagre no lugar onde estava o cabo e embrulhe em um papel.

Limão

Para conseguir muito mais suco de limão, mergulhe-o em água quente por 15 minutos antes de espremê-lo.

 

Hortaliças são muito saudáveis

As hortaliças são importantes para o bom funcionamento do organismo e contêm grande quantidade de vitaminas e minerais.

Cuidados ao comprar as hortaliças

Se elas são da época, geralmente tem preços melhores e são bem mais saudáveis. Exija e escolha hortaliças frescas, evitando aquelas que estiverem murchas, descoloridas ou ressecadas.

Cuidados ao preparar as hortaliças

– Lave muito bem todas as verduras e hortaliças, pois assim, você evita a presença de microrganismos e poeira, que são acumulados durante o transporte e o armazenamento. Para isso, deixe escorrer bastante água fresca sobre o alimento, esfregando-o bem com as mãos, até remover toda a sujeira. Deixar as folhas de molho em água e vinagre ou em uma solução de desinfetante para alimentos também é uma boa conduta

– Não deixe verduras cortadas de molho em água

– Alimente-se sempre que possível, com verduras cruas. Elas têm melhor valor nutritivo do que as cozidas

– As verduras, quando cozidas, devem ser refogadas com pouca água ou nenhuma água. Só tampe a panela quando iniciar a fervura

Reaproveitamento da água

Lembre-se de armazenar a água usada para lavar as hortaliças; pode ser aproveitada para a limpeza da cozinha, no banheiro e outros fins.

Cultivando em casa

Se você puder, faça uma pequena horta no quintal ou até mesmo em vasos. A horta caseira, por menor que seja, é sempre um fator de economia no consumo e além do mais você poderá consumir verduras e hortaliças mais saudáveis, livres dos agrotóxicos. Fixar floreiras na parede e ali fazer sua horta, também é boa ideia.

Escolhendo as frutas

As frutas também devem ser muito bem escolhidas, pois são ricas em vitaminas e minerais, devendo ser consumidas com casca e sementes, sempre que possível. Compre frutas só da época. Frutas fora da época geralmente são mais caras e não apresentam qualidade tão boa. Não compre frutas que estejam muito verdes ou muito maduras. Observe se a fruta não está amassada ou com coloração artificial. Observe muito bem as frutas compradas em caixa, pois geralmente as de cima são boas e as de baixo nem sempre estão em bom estado. Prefira as frutas que você possa escolher e lave muito bem as frutas antes de consumi-las.

Frutas maduras

Quando as frutas estão maduras, é conveniente guardá-las na geladeira (exceto as bananas) ou em um lugar escuro com temperatura média, para evitar que elas apodreçam rapidamente.

Banana na salada de frutas

Ao fazer salada de frutas, para que a banana não escureça, regue-a com suco de limão antes de colocá-la junto com as demais frutas.

Ao descascar as frutas

Quando descascar uma fruta, retire o mínimo possível de casca para evitar perda de substâncias nutritivas.

 

Confira também

SALGADO DEMAIS

Salgado demais Adicione batatas cruas em sopas ou ensopados que tenham ficado salgados demais. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *