Batatas fritas

Batatas fritas

Corte as batatas em palitos e coloque-as em uma tigela com água, à medida que forem sendo cortadas. Esse procedimento elimina o excesso de amido e evita que as batatas mudem de cor. Em seguida, seque-as bem com uma toalha de papel e frite-as em bastante óleo. O método francês de preparar batatas fritas é fritá-las duas vezes: primeiro, coloque as batatas em óleo não muito quente (160ºC) e deixe por 5 a 6 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Em seguida, frite as batatas novamente em óleo bem quente (180ºC) por 2 minutos ou até ficarem crocantes. Retire do fogo, escorra bem e coloque sobre a toalha de papel para eliminar o excesso de óleo.

Batatas

Não há legume que, juntamente com a cenoura, seja mais versátil do que a batata em termos de preparação. A batata pode ser cozida com casca, sem casca, inteira ou cortada. Um verdadeiro coringa para vários pratos.

Batatas fritas e secas

Para as batatas ficarem sequinhas e macias, coloque-as, antes de frita-las, por meia hora, dentro do congelador.

 A quantidade certa de macarrão

Prepare 80 a 100 gramas de macarrão por pessoa para um prato principal. Nos casos de preparar uma sopa, conte com apenas com 40 a 50 gramas por pessoa.

 Arroz enformado

Para dar ao arroz enformado um aspecto apetitoso, depois de a fôrma untada, salpique-a com salsa, tomate e presunto picados, antes de enchê-la com arroz. Para desenformar com perfeição, unte a fôrma com manteiga ou margarina, comprima o arroz ainda quente e desenforme para servir.

 Arroz-doce

Prepare o arroz-doce dando-lhe um gosto e uma textura diferente. Cozinhe-o em leite de coco com um pau de canela e açúcar.

Sobras de arroz

As sobras de arroz podem ser aproveitadas em pequenos bolos, arroz de forno, sopas ou suflês.

Calculando a quantidade do arroz

Prepare aproximadamente 50 gramas de arroz (cru) por pessoa. Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 gramas de arroz cru serão equivalentes a 150 gramas de arroz cozido.

Arroz sequinho

Para fazer um arroz bem seco sem maiores complicações, você deve experimentar o seguinte procedimento: cinco minutos antes de terminar o cozimento, coloque uma fatia de pão dentro da panela. Tape e termine de cozinhar o arroz. O pão absorverá o excesso de água e os grãos incharão.

Arroz soltinho

Se você quiser o arroz soltinho e não conseguir, quando ele estiver pronto, destampe a panela e adicione uma colher de sopa de água fria. Deixe por alguns minutos, até evaporar a água adicionada e veja o resultado.

Cortando a carne

A peça deve ser cortada sempre no sentido vertical e sempre a favor das fibras ou dos fios. A carne nunca deve ser cortada diretamente no mármore da cozinha ou em cima de uma pia de aço inoxidável. A tábua de carne ainda é a base ideal. A faca deve ser de aço inoxidável, extremamente afiada e que somente deve ser usada para isso.

Dica importante

A carne não deve ser assada, nem grelhada ou cozida, enquanto não descongelar completamente.

 

Confira também

Decorando a geladeira

Decorando a geladeira Evite colocar toalhas dentro da geladeira, por mais que isso possa parecer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *