Cambridge, um encanto britânico

Localizada a menos de três horas de Londres, o lugar transpira história e cultura

Ponte dos Suspiros em Cambridge sobre o Rio Cam. A parte coberta e seus vitrais seriam o local preferido da Rainha Vitória. Foi construída em 1831 e pertence ao “Saint John’s College”, ligando os alojamentos dos estudantes às salas de aula e as demais dependências da escola / GB Imagem

Que tal passar alguns dias desfrutando uma paisagem inglesa típica dos séculos passados e com direito a muita história e boa comida?
Assim é Cambridge, localizada há aproximadamente 80 quilômetros de Londres e sede do condado de mesmo nome.
Apesar de a região ser pantanosa e de difícil circulação, Cambridge foi erigida às margens do Rio Cam e com a função de ser porto fluvial que recebia desde o Século XIII barcos marítimos menores, ali também eram realizadas importantes feiras comerciais.
Seguindo assim, a cidade enriqueceu graças ao comércio de lãs, tecidos e produtos agrícolas e investiu na educação de seu povo, tornando-se centro universitário. A primeira escola, o “Peterhouse”, foi fundada em 1284 e a seguir vieram mais 31 escolas para homens e duas para mulheres. Todos os alunos estudavam em regime de internato. Alguns destes estabelecimentos de ensino perduraram ao longo do tempo e existem até hoje, tais como o “Christ College”, “King’s College”, o “Queen’s College”, “Trinity College”; “Magdalene College”, “Saint John’s College” e o “Downing College”, além da tradicionalíssima “Universidade de Cambridge”. Atualmente, estas escolas são consideradas símbolos de status e de boa educação.
Cambridge ganhou notoriedade na imprensa mundial quando a Rainha Elizabeth II concedeu o título de Duque de Cambridge para seu neto, o Príncipe William, horas antes do seu casamento com Kate Middleton, assim o casal também é conhecido pelos títulos de Duque e Duquesa de Cambridge. Já se pode imaginar como isso valorizou aquela região que renovou os seus “ares reais”.

Muito popular em Cambridge é percorrer o Rio Cam a bordo de uma espécie de gôndola conduzida por um hábil manobrista que também é guia do passeio / GB Imagem

Ao longo dos séculos, a cidade não se deixou industrializar e manteve a atmosfera universitária, sendo assim as atividades do dia a dia são praticamente todas voltadas à população estudantil. Com tanta gente jovem reunida, o ambiente da cidade é sempre jovial e renovado, apesar da história e tradições que a cercam.
Quase toda a arquitetura de Cambridge está às margens do Rio Cam, destacando-se os pátios e campos esportivos recobertos de vegetação bem cuidada, fazendo da cidade um lugar aprazível e convidativo; a população passa um pouco dos cem mil habitantes e com vocação para a hospitalidade, uma vez que desde sempre recebeu jovens de várias partes da Inglaterra.
Estando na cidade a passeio, imperdível é percorrer o Rio Cam a bordo de gondolas conduzidas por experientes gondoleiros que também são guias turísticos. Nesta atividade, destaca-se navegar sob a Ponte dos Suspiros, que é coberta e foi construída em 1831 ligando o “Saint John College” à outra margem do Rio Cam.
Outra dica é uma visita a Universidade de Cambridge, com suas maravilhosas bibliotecas recheadas de livros raríssimos. Quer mais? Tem a capela do “King’s College”, cuja construção data de 1466.
Para quem gosta de movimento, boa opção é percorrer toda a região de bicicleta, atividade bem popular cuja totalidade dos habitantes aderiu.
E quanto à gastronomia? Bom, difícil será resistir às muitas tentações culinárias. Cambridge oferece restaurantes sofisticados, como o do chef Jamie Olivier; outros estão localizados à margem do rio que, além da boa comida, oferece uma vista maravilhosa. O cardápio é bastante variado, passando por comidas internacionais até fast-food.
O chamados “Coffee House” são estabelecimentos aconchegantes que oferecem sanduíches deliciosos, saladas, massas, além de pães assados na hora. O destaque nestes locais vai para o pão recheado com salmão defumado e queijo brie.
Bem alimentado e com o fôlego renovado, é hora de visitar o tradicional mercado localizado bem no centro de Cambridge. Repleto de barracas que comercializam grande variedade de produtos, entre gêneros alimentícios, frutas, verduras, bolos e doces artesanais, CDs, discos, roupas, louças, bijuterias, calçados, talheres de pratas e outros metais e o popularíssimo waffer, servido quentinho, feito na hora.
A dica é você hospedar-se em Londres e passar um dia em Cambridge. O percurso entre as duas cidades pode ser feito de ônibus ou de trem que circulam regularmente. Gostou da ideia de conhecer um cenário parecido com aquele visto na série “Downton Abbey”? Procure uma agência de viagens e faça o seu roteiro.

Confira também

Filipinas, um destino diferente para suas próximas férias

Muita gente estranha quando se diz que as Filipinas são um destino imperdível para as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *