Decifrando uma boa macarronada

O macarrão é tradicional na mesa brasileira. Algumas famílias mantêm da tradição de que o macarrão é a comida do domingo, quando se  celebra o dia do descanso degustando um almoço diferente dos demais dias da semana.

Veja algumas dicas interessantes:

– Use a água nesta proporção: 1 litro de água para cada 100 gramas de macarrão.

– Use sal grosso: um punhado para cada litro de água.

– Prefira o sal marinho. Você encontra nas casas de produtos naturais.

– Acrescente o sal somente quando a água estiver fervendo, e aguarde até que a água volte a ferver e o sal seja completamente dissolvido, antes de colocar o macarrão.

– Mergulhe o macarrão (fresco ou seco) de uma só vez, e mexa imediatamente com um garfo comprido, se o macarrão for do tipo espaguetti ou talharim; ou com a colher de pau, se for do tipo curto. Desde modo você evita que ele grude.

– Cozinhe com a panela destampada, em fogo alto, mexendo de vez em quando.

– Quanto ao tempo de cozimento, siga as instruções das embalagens. Em todo caso, anote as variações que podem ocorrer, conforme o tipo do macarrão e o gosto de cada um. Quanto à massa feita em casa, siga as instruções da receita. É sempre aconselhável experimentar o macarrão antes de passá-lo no escorredor.

– Durante o cozimento, mexa frequentemente com o garfo ou a colher, tomando o cuidado para que o macarrão não grude no fundo.

– Escorra o macarrão “al dente” (é mais digerível), reservando um pouquinho da água do cozimento.

– Reserve um pouco da água do cozimento se usar molhos brancos, à base de creme de leite etc, torna o macarrão mais macio. Adicione a água reservada, aos poucos.

– Para o cozimento do macarrão, encha a panela com água até três quartos de sua capacidade.

– Use uma panela grande e alta, para que o macarrão tenha espaço suficiente para se expandir.

– Se quiser dar uma cor mais “quente” à macarronada, acrescente uma pitada de açafrão.

– Acrescente o molho ao macarrão logo após escorrê-lo. Não deixe que fique muito tempo parado no escorredor.

– Para dar um saborzinho especial à sua macarronada, experimente juntar ao macarrão escorrido um pouco de manteiga e queijo ralado. Misture com cuidado e depois coloque o molho escolhido.

– Experimente cozinhar o macarrão em água temperada com sal e ramos de salsa. Coloque os ramos inteiros e retire-os após o cozimento da massa.

– Outra dica é cozinhar o macarrão em caldo de carne ou de galinha. Coloque a quantidade necessária de água e, quando ferver, dissolva cubinhos de caldo, ou caldo em pó, a gosto.

– Não coloque óleo na água do cozimento do macarrão.

Confira também

Primeiro a carne

Primeiro a carne Para que a sopa fique bem mais saborosa, cozinhe primeiro a carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *