Decorando a geladeira

Decorando a geladeira

Evite colocar toalhas dentro da geladeira, por mais que isso possa parecer decorativo. As prateleiras da geladeira são em forma de grade para que o ar frio circule entre os alimentos e os conserve. Se colocar toalhinha, vai atrapalhar este processo e prejudicar o desempenho do eletrodoméstico. Agora, do lado de fora, coloque tantos imãs quanto a sua imaginação e criatividade permitirem.

Calor x Maionese

Maionese é uma delícia, mas também a vilã das festas. De vez em quando se tem notícia de intoxicações em massa por causa dela. O segredo é a conservação, principalmente na época do calor. Cozinhe os ingredientes no dia e tempere na hora de consumir. Não coloque ovos cozidos e evite misturar presuntos e salsichas. Prefira os legumes. Se colocar frango, cozinhe a carne bem e evite reaproveitar sobras. De preferência, faça uma quantidade de maionese que será consumida numa refeição. Evite guardar a maionese, quanto muito do almoço para o jantar e na geladeira. Se você tem muitos convidados para um churrasco, por exemplo, e tem que fazer em grande quantidade, prepare na hora e guarde na geladeira em vasilha fechada. Sirva aos poucos, conforme as pessoas consumirem para evitar que toda a maionese fique exposta ao calor durante a festa. Acabou a festa e sobrou bastante? Não ultrapasse os limites do bom senso. Se já ficou fora da geladeira há muito tempo, não coloque sua família em risco. Melhor jogar fora do que alguém ficar doente. Todo cuidado é pouco porque a bactéria se prolifera rapidamente e, mesmo bem contaminada, a maionese continua com ótima aparência, excelente cheiro e gosto inalterado por isso é tão perigosa. Pode causar a morte.

E maionese feita em casa?

Aqui nós estamos falando daquela maionese que a gente faz no liquidificador, com ovos, azeite e limão. Esta é uma delícia, mas muito mais perigosa do que a maionese industrializada. Aquela que a gente compra no supermercado tem em sua composição ingredientes específicos contra a deterioração e proliferação de bactérias (mas nem por isso podemos abusar, vide recomendação acima), enquanto que a caseira, não. Pode ser consumida, mas cuidado redobrado se pretende guardar na geladeira. A recomendação é fazer e consumir. Nada de colocar num vidro e guardar para comer com pão.

Higiene é fundamental

É uma tendência normal chegar do supermercado e ir colocando as coisas na geladeira, sem prestar muita atenção no modo como estão acondicionados. Mas nunca é demais lembrar: frios fatiados devem ser retirados da embalagem e colocados em vasilhas com tampa para não ressecar; o mesmo vale para azeitonas compradas agranel, guarde-as num vidro com água e sal tampado; uvas-passa e ameixas também, em vasilhas plásticas. As carnes em geral também devem ter as suas embalagens verificadas, nada mais desagradável do que guardar um frango pingando dentro da geladeira. Jamais guarde qualquer coisa na geladeira na embalagem que veio do supermercado.

Não é exagero

Os alimentos enlatados, todos eles, inclusive os refrigerantes, devem ser lavados com bucha e detergente antes de serem abertos. Depois de abertos, não guardar os alimentos nas próprias latas, principalmente doces e compotas. Passe-os para um recipiente com tampa.

Descongelando a geladeira

Hoje felizmente existem aquelas que não precisam ser desligadas para descongelar e limpar. Os modernos eletrodomésticos se auto degelam facilitando a vida da dona-de-casa. Mas, isso não quer dizer que não precisa limpar por dentro. É bom periodicamente fazer uma vistoria, limpar

Confira também

Batatas fritas

Batatas fritas Corte as batatas em palitos e coloque-as em uma tigela com água, à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *