Dia a Infantaria é comemorado em 24 de maio

A Infantaria é a mais antiga arma do Exército / GB Imagem

A Infantaria é a principal e mais antiga arma do Exército. Composta por soldados a pé, chamados infantes, que podem combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, a Infantaria pode se utilizar de vários meios de transporte para serem levados à frente de combate. Sua principal missão é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade de progredir em pequenas frações, de difícil detecção e grande mobilidade. Isso permite a aproximação ao inimigo para travar o combate corpo-a-corpo.

A Infantaria moderna segue uma organização que divide as tropas de infantes agrupando-os em unidades chamadas de divisões, brigadas, regimentos, batalhões, companhias e pelotões.

Desde a Antiguidade, a Infantaria sempre foi a principal força combativa de um exército. A infantaria tradicional teve suas origens nos combatentes gregos e romanos, que lutavam em grupos compactos, armados de espadas e lanças e protegidos por couraças e elmos metálicos.

Apesar de, durante a Segunda Guerra Mundial, os carros de combate da cavalaria passarem a ter um papel importante nas grandes ofensivas, a Infantaria ainda era a mais numerosa das armas e responsável pela ocupação e manutenção do terreno tomado ao inimigo. Ao ser transportada em veículos, ela passou a ser conhecida como Infantaria motorizada ou mecanizada.

Uma forma especializada da Infantaria é o fuzileiro naval, cujo transporte é feito pela Marinha em navios de guerra especialmente preparados para o desembarque, além de contar com carros anfíbios que podem sair do mar diretamente para a terra em condições de combate.

No tempo das guerras de Napoleão Bonaparte, de 1769 a 1821, os soldados possuíam uniformes vistosos e coloridos, como as roupas dos nobres da moda para serem reconhecidos pelos pares e se distinguir do inimigo na confusão do campo de batalha. Com o passar do tempo e a evolução das armas e das técnicas de guerra os uniformes passaram a ser de cores que os confundissem com o ambiente de entorno, o que ficou conhecido com uniforme camuflado.

Confira também

Por que se comemora o Dia da Criança?

Comemora-se o Dia da Criança porque a criança é a esperança de um futuro melhor; …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *