DIA DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA

A Cruz Vermelha surgiu graças ao trabalho de Henry Dunant, em colaboração com outros cidadãos de Genebra, em 1863. No Brasil a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) foi fundada em 5 de dezembro de 1908, por iniciativa do doutor Joaquim de Oliveira Botelho / GB Imagem

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) foi fundada em 5 de dezembro de 1908, por iniciativa do doutor Joaquim de Oliveira Botelho, que se inspirou neste movimento internacional e decidiu implantá-lo no Brasil para ajudar a proteger e salvar vidas brasileiras.

A CVB atua seguindo todos os princípios internacionais da Cruz Vermelha, além da constituição definida de acordo com as convenções de Genebra.

Atualmente, estima-se que existam mais de 20 mil voluntários da Cruz Vermelha cadastrados em todo o país.

Fundada no ano de 1863 pelo suíço Henry Dunant, a Cruz Vermelha tem a finalidade de proteger e oferecer atendimento médico aos feridos de guerra. Dunant, que em 1901 receberia o Prêmio Nobel da Paz por essa iniciativa, ficou impressionado com o abandono que sofreram as vítimas da Batalha de Solferino, um sangrento confronto armado entre austríacos, franceses e piemonteses, ocorrido em 1859.

O filantropo redigiu a primeira Convenção de Genebra, firmada em 1864, pela qual os países signatários se comprometeram a reconhecer a neutralidade dos feridos, assim como a dos médicos e enfermeiros que os socorriam.

Posteriormente, firmaram-se novas convenções internacionais em Genebra, que incluíram as vítimas das guerras navais em 1899, os prisioneiros de guerra em 1929 e a população civil em tempos de guerra em 1949. Este último acordo também proibiu a tortura, as deportações, as represálias e as execuções sem julgamento prévio.

A Cruz Vermelha conta com Comitês Nacionais que representam cada um dos países signatários das Convenções em Genebra, e com o Comitê Internacional, com sede em Genebra e que se ocupa de zelar pelo cumprimento dos acordos e de reconhecer as novas sociedades nacionais que vão se formando.

O símbolo da Cruz Vermelha é uma cruz na cor vermelha sobre um fundo branco, que é a bandeira suíça com suas cores invertidas, em homenagem ao país de Dunant. Nas nações muçulmanas, a cruz é substituída pelo símbolo meia-lua do Islã.

Confira também

Ator apaixonado

Paulo Vilhena que atualmente pode ser visto em “Pega Pega”, interpretando o Evandro, e na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *