Dia do Palhaço

Segundo a tradição circense, a única maneira de ser palhaço é “nascer com certo dom”. Esta explicação se dá por causa da história do primeiro palhaço. Conta a história que um dia, em algum lugar do mundo, acontecia um espetáculo de circo que estava atrasado, porque faltava um dos artistas. A platéia já gritava ansiosa.O dono do circo para aliviar a tensão jogou lá no meio do Picadeiro um garoto, filho de um dos artistas que lá trabalhava. A plateia toda em silêncio, e o menino sem saber o que fazer. De repente, ele todo atordoado, ao tentar dar meia volta para se esconder acabou tropeçando, caindo de cara no chão. A platéia foi ao delírio em suas gargalhadas, principalmente, ao ver o rosto do menino com seu nariz absurdamente vermelho. E é por isso do nariz vermelho do palhaço. Dizem que quando o pai circense quer saber se filho é palhaço, o coloca no meio do picadeiro para ver como ele se sai. Se ele tira risos da plateia: é palhaço, se não, vai para outros caminhos do circo.

Embora nem todos os palhaços possam ser facilmente identificáveis através da aparência, palhaços frequentemente aparecem pesadamente maquiados e fantasiados.

Tipicamente, usam sapatos grandes, roupas largas ou em tons berrantes, com cores brilhantes e em padrões não usuais, ou cheias de remendos. Também costumam usar chapéus alegóricos, perucas ou penteados com estilos ou cores incomuns, além de um falso nariz redondo, geralmente de cor vermelha, esta última sendo uma característica intimamente associada ao conceito.

Os palhaços costumam evitar o uso de maquiagens azuis, pois é considerado que esta pintura traz má sorte. É tradição dos palhaços não desejar boa sorte a outros palhaços, no lugar disso utilizam expressões como “quebre a perna”. Dizer “boa sorte” a um palhaço é considerado como “olho grande”, ou má sorte.

Confira também

O Show da Vida é Fantástico

Programa do Canal Viva resgatou antigos clipes musicais que foram exibidos nos mais de 40 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *