Dia Mundial do Consumidor

O dia 15 de março serve para lembrar os consumidores de seus direitos. A data surgiu em 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, instituiu o “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor”, para dar proteção aos interesses dos consumidores / GB Imagem

É no dia 15 de março que é lembrado o “Dia Mundial do Consumidor”. A data foi criada para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor. No ano de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, instituiu o “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor”, para dar proteção aos interesses dos consumidores, e 23 anos depois, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas dando assim, legitimidade e reconhecimento internacional para essa data.

A importância dessa legislação é o estabelecimento dos direitos dos consumidores a fim de evitar qualquer tipo de constrangimento ou prejuízo, melhorando o mercado de consumo e estimulando o controle de qualidade dos produtos. No Brasil, você pode se informar sobre seus direitos junto ao PROCON. O órgão está à disposição dos consumidores para receber reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e serviços, bem como a apuração destes atos nas esferas administrativa e judicial. O órgão não se destina apenas a ser um balcão de reclamações e denúncias. Tem como objetivo informar e educar consumidores e fornecedores, evitando, na origem, os conflitos verificados na relação de consumo.

Confira também

O perfume e os cinco sentidos

  Como é bom um cheiro bom! Abraçar alguém cheiroso faz bem aos sentidos! E …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *