Férias de Verão é na Praia do Forte

O grande destaque da Praia do Forte logicamente são suas praias de águas quentes e cristalinas, piscinas naturais, areia branca, vasto coqueiral e mar calmo / GB Imagem

A Primavera acaba de chegar e os termômetros já estão indicando temperaturas elevadíssimas imaginem quando o Verão bater às portas do brasileiro? Devido ao calorzão que faz por aqui o destino preferido para as férias são as praias e tratando de praias o Brasil tem para todos os gostos, mas a dica de hoje é Praia do Forte, que fica na exuberante Bahia!

Com belas e inesquecíveis paisagens, a Praia do Forte está localizada na Linha Verde, trecho do litoral baiano ao norte de Salvador, distante  cerca de 56 Km do Aeroporto Internacional de Salvador, a 75 Km da Estação Rodoviária e a 80 Km do Centro Histórico da capital baiana; antes, um antigo vilarejo de pescadores, agora um point turístico badalado, com uma das melhores infraestruturas da Bahia, para atender  à visitantes de todos os gostos e bolsos, assim é a Praia do Forte.

O local, paradisíaco, como muitos do litoral baiano, tem belas praias, piscinas naturais, coqueirais (uma de suas marcas registradas), lagoas, cachoeiras, trilhas e reservas ecológicas. E para você que não dispensa uma comprinha, a atraente vila é repleta de lojas que encanta qualquer turista, além, claro, do povo simpático e acolhedor.

Na verdade, a Praia do Forte é um distrito do município de Mata de São João e abriga em um ambiente bucólico e aconchegante, lojas de grife, campos de golfe, pousadas, hotéis e resorts de luxo, em meio às construções centenárias e muitas vezes simples, de pescadores. Tudo isso, preservando e respeitando a natureza.

Exemplo disso, na Praia do Forte é que nasceu o Projeto Tamar, em 1982; com a ajuda de biólogos e da população local, as tartarugas continuam se reproduzindo, garantindo assim a preservação da espécie. A consciência ecológica por lá é tão grande, que até os resorts que são construídos rente à praia não invadem o território onde as tartarugas se reproduzem. Hoje, o Projeto Tamar tem mais de vinte unidades espalhadas pelo litoral brasileiro.

Outro paraíso ecológico do vilarejo é a Reserva Ecológica Sapiranga, localizada distante a três quilômetros de Praia do Forte, a Reserva possui sete trilhas que devem ser percorridas na companhia de um guia cadastrado. São vários os meios de se desbravar o local. Você pode ir a pé, a cavalo, de bicicleta, ou se for mais preguiçoso, a bordo de bugues e quadriciclos. Não deixe de admirar os animais da região, no Centro de Estudo Ambiental Klaus Peters; se refrescar no rio Pojuca; se aventura-se fazendo rafting e tirolesa; e curtir a lagoa Açu. Com certeza, um passeio inesquecível, ainda mais para quem curte aventura e natureza.

A região que está situada a Praia do Forte preserva tradições populares e uma herança culinária riquíssima, que vem dos indígenas, dos portugueses e dos escravos vindos da África. Os destaques ficam por conta das rodas de capoeira, samba-de-roda, maculelê e apresentação de artes marciais. Por lá também existem uma manifestação cultural peculiar que são as “Caretas de Praia do Forte”. Os mais antigos contam que a tradição é uma herança que remonta ao tempo dos escravos, na qual, homens, adultos e crianças, cobrindo todo o corpo com folhagens, usam mascaras com caras de animais e sinos nos pés. Eles percorrem as ruas da Vila entre os meses de fevereiro a abril.

Os dias e noites da Praia do Forte são sempre agitados, pois são realizados festivais de jazz, que acontecem na praça da Igreja e no palco do Projeto Tamar e outras apresentações musicais de MPB, rock e bandas baianas. Todos os tipos de ritmos para não deixar ninguém parado.

Claro que o grande destaque da Praia do Forte obviamente é suas praias de águas quentes e cristalinas, piscinas naturais, areia branca, vasto coqueiral e mar calmo. Um atrativo que por si só já é motivo para se visitar esse paraíso. No quesito praia, os destaques ficam por conta da praia Papa Gente, do Lord e do Porto.

A praia do Paga Gente é um dos destinos mais procurados da Praia do Forte, pois lá é possível nadar em piscinas naturais que possibilitam maravilhosos mergulhos onde pode-se contemplar cardumes de peixes coloridos.

Se você quer se sentir um verdadeiro membro da realeza, a dica é a Praia do Lord, o próprio nome já diz! Na maré baixa forma-se uma grande piscina natural, onde iguarias da culinária baiana são servidas aos banhistas dentro do mar, tudo regado a deliciosos aperitivos e água de coco geladíssima. Assim, quem não se sentiria um próprio lord?

A praia do Porto é a mais tradicional e está localizada em frente à capela de São Francisco de Assis. Por lá, os turistas podem se deliciar em meio às inúmeras barraquinhas que servem delícias da culinária baiana. Visitar a Vila dos Pescadores, admirar os barcos atracados e nadar também é uma boa opção. A praia do Porto é a mais indicada para levar a criançada.

Por fim, para encerrar nossa viagem à Praia do Forte, não deixe de apreciar o belo pôr-do-sol, no Castelo Garcia D´Ávila, “um castelo medieval em pleno paraíso tropical”. Considerado um dos principais pontos turísticos da Praia do Forte a majestosa ruína da Casa da Torre de Garcia D´Ávila é um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil.

O que você está esperando? Faça já suas malas e boa viagem!

 

Confira também

Conheça o Melhor que o Texas pode oferecer

O Texas é o segundo maior Estado americano; famoso por seus cowboys e, claro, por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *