Flores e muitas cores na 36ª Expoflora

Realizada em Holambra, a 140 quilômetros da capital paulista, a Expoflora atrai anualmente milhares de visitantes dos quatro cantos do Brasil que veem com o objetivo de conferir as cores da Primavera / GB Imagem

E vai começar a maior festa das flores da América Latina e tudo isso, aqui mesmo no Brasil! De 25 de agosto a 24 de setembro acontece a 36ª Expoflora. A cidade de Holambra, no interior de São Paulo, estará toda florida, esperando visitantes dos quatro cantos do país e até de turistas de países vizinhos. Vale a pena passar pelo menos um dia inteirinho e curtir todos os momentos da festa organizada pelos descendentes dos primeiros imigrantes holandeses que se aventuraram em desbravar a terra tupiniquim.

A Estância Turística de Holambra fica a pouco mais de duas horas da capital paulista e é conhecida como um pedacinho da Holanda no Brasil. O objetivo principal da Expoflora é o resgate de aspectos culturais e sociais da Comunidade de Holambra, além da divulgação do trabalho desenvolvido pelos filhos dos primeiros imigrantes nas atividades rurais no município.

O carro-chefe da Expoflora é a exposição de arranjos florais que traz como proposta transformar o espaço da Mostra de Paisagismo e Jardinagem em uma residência completa para desafiar os profissionais do setor (paisagistas, arquitetos, designer de interiores, agrônomos etc.) a apresentarem projetos paisagísticos e de decoração que contemplem sugestões simples, adequadas a cada ambiente, para o uso de flores e plantas ornamentais, deixando a casa mais confortável, alegre e bonita.

Em sua primeira edição, há 36 anos, a Expoflora atraiu mais de 12.000 pessoas em um único final de semana. Com o passar dos anos, o evento se transformou na maior manifestação cultural da imigração Holandesa e na maior festa de flores e plantas da América Latina.
Toda comunidade está envolvida, direta ou indiretamente, no evento que projetou nacionalmente a cidade de Holambra e de forma decisiva contribuiu com a elevação do município à categoria de Estância Turística do Estado de São Paulo.
O principal objetivo da Expoflora nos dias de hoje continua sendo a divulgação da Cultura Holandesa nas mais variadas formas, através das danças típicas, da culinária, do artesanato holandês, da música entre outras.

Não deixe de fazer um passeio turístico pela cidade de Holambra e conheça a história, a arquitetura e os famosos campos de flores dessa cidade que mantém as características de sua colonização holandesa. A visita inclui uma parada no maior Moinho Típico Holandês da América Latina.

Inspiradas no desfile de encerramento das atividades diárias do parque da Disney, a Parada das Flores, às 16 horas e a Chuva de Pétala, às 16h30, são duas das atrações mais esperadas e divertidas da Expoflora. Para a realização da Chuva de Pétalas são necessários 150 quilos de rosas, o equivalente a 18 mil flores, aproximadamente, por dia. As pétalas são lançadas ao ar por um equipamento especialmente instalado em uma grande área livre e, nos fins de semana, também em todo o parque por meio de um helicóptero, às 17h30, o que dobra a quantidade diária flores utilizadas. Diz à tradição que quem pegar uma pétala ainda no ar tem o seu desejo realizado.

Você vai ficar encantado com as diversas espécies de flores e de plantas e terá vontade de levá-las para casa. Por isso tem o Shopping das Flores; são mais de 3.300 m2 para você escolher entre mais de 200 espécies e 2 mil variedades de flores e plantas produzidas em Holambra para decorar e alegrar a sua casa. Claro, por lá tudo é vendido.

Para quem gosta de compras, não deixe de visitar as centenas de stands espalhados pelo recinto do evento. Souvereis holandeses, que você só encontra em Holambra, artesanatos, moda, decoração e produtos exclusivos com a marca Expoflora são opções para presentear e levar um pedacinho da Holambra para sua casa.

E claro que a culinária holandesa também é um espetáculo à parte. Sem esquecer também da culinária brasileira. Os confeiteiros e chefs holandeses criam sempre novas receitas para atrair os turistas pelo paladar. São inúmeras lanchonetes e restaurantes, de refeições rápidas à culinária internacional.

Tudo isso regado à boa música típica e dança empreendida por vários grupos que todos os anos mostram um pouquinho da cultura holandesa aos brasileiros de todo país.

A Expoflora oferece uma excelente infraestrutura aos seus visitantes que inclui posto médico, sanitários limpos e bem montados, fraldários, bebedouros de água fresca, equipes de apoio, áreas de descanso com bancos à sombra das árvores, caixas eletrônicos, praça de alimentação e segurança. Além disso, loja de souvenir, três pavilhões de exposição de produtos, desde artesanatos a produtos industriais e um maravilhoso comércio de flores e plantas perfazendo um total de mais de 2 mil variedades.

Procure já seu agente de viagens e se hospede em Holambra aproveitando mais esta edição da Expoflora.

 

Leia Também

Bogotá, cultura e história num mesmo lugar

O turista que chega a Bogotá pode passar um pouco mal até adaptar-se ao local, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *