GERAL

Jornal americano coloca Trajano de Moraes na rota do turismo mundial

Um dos jornais mais famosos do mundo colocou Trajano de Moraes no roteiro mundial de turismo. De acordo com o New York Times, “a Mata Atlântica é um dos 52 lugares selecionados para visitar em 2020 (único destino brasileiro apontado na publicação), para “inspirar, encantar e motivar a explorar o mundo”. A listagem aponta trilhas e escaladas com potencial para aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância da preservação da floresta. Trajano de Moraes faz parte do roteiro do Caminho da Mata Atlântica, projeto referenciado no texto.

Represa do Rio Macabu – Vila da Grama – Trajano de Moraes

A seleção dos lugares apontados pelo New York Times é feita anualmente, a partir de uma pesquisa com os colaboradores da publicação e também correspondentes estrangeiros que sugerem lugares novos e atraentes. Profissionais do setor de viagens também são entrevistados sobre os lugares que mais os entusiasmam.

A Mata Atlântica é um dos mais ricos ecossistemas do planeta, que envolve mais de 3.400 cidades, entre elas, o Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto Caminho da Mata Atlântica mantém uma trilha com mais de 4 mil quilômetros, rodeada de floresta e mar, onde a pessoa pode caminhar e escalar. O percurso fica entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Na cidade vizinha de Macaé, por exemplo, o percurso tem 40 quilômetros e representa 1% de todo o Caminho, que possui 4000 km desde o Rio Grande do Sul até o Parque Estadual do Desengano no Norte Fluminense. O Caminho da Mata Atlântica em Macaé se inicia na divisa de Nova Friburgo, na região denominada Serra Queimada, descendo pelo Vale do Rio São Bento, passando pelo Sana, subindo pelo vale do rio Peito de Pombo, além de passar na APA do Sana e também de cruzar a RPPN Shangrilá até a divisa de Trajano de Moraes.

Um dos coordenadores do Caminho da Mata Atlântica, Ernesto Viveiros de Castro, informa que esse reconhecimento por um dos principais jornais do mundo mostra o potencial para o turismo e a conservação ambiental de Macaé. “Esse é um projeto de turismo e conservação que integra os principais roteiros de caminhada do país, valorizando as nossas paisagens e divulgando nossos atrativos. Nos próximos anos, esperamos que mais pessoas se sintam estimuladas a caminhar os diversos trechos do Caminho, o que deve trazer mais pessoas para as trilhas da região do Sana. Além disso, o projeto promove a recuperação de corredores biológicos, ajudando a proteger a natureza em Macaé e ao longo de toda a Serra do Mar”, explica..

Voluntários podem participar de atividades do projeto, se inscrevendo pelo site www.caminhodamataatlantica.org.br

7 Replies to “Jornal americano coloca Trajano de Moraes na rota do turismo mundial

  1. Muito lindo vcs precisam conhecer o chagrilar atrás do peito de pombo do Sana. A visita feita pelo tirol 4×4 gaiolas Motos ou bicicletas.
    Pousada dentro da Mata
    Proprietária Professora Célia Jatobar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *