LARANJA E LIMÃO

Laranjas e limões / GB Imagem

 A laranja e o limão são frutas que encontramos durante todo o ano, e em abundância, nos supermercados e nas feiras livres. Fonte de vitamina C e outros nutrientes, estes cítricos não se prestam apenas para sucos e existe uma grande variedade. Vamos conhecer algumas delas.

 Cidras

Elas se parecem com laranjas grandes; sua parte mais usada é a casca grossa e aromática que é retirada e cristalizada com açúcar. A fruta cristalizada é usada na preparação de bolos, doces e panetones. A maior produção é no Estado de São Paulo e sua época vai de março a agosto.

Grapefruits

Também são conhecidas como Pomelo ou Toranjas. Distinguem-se dos demais cítricos principalmente porque seus frutos são enormes e dispostos em cachos. A polpa, amarelo-claro, rósea ou vermelha, é um tanto ácida e amarga; a fruta vai bem em sucos ou em saladas. É usada principalmente na fabricação de doces.

Laranja-pera

Muito popular, tem casca e polpa avermelhadas; é doce e tem poucas sementes. Ótima para sucos.

Laranja-da-baía

Geralmente é grande e tem a pele rugosa. A sua identificação é fácil,  pois tem “umbigo” numa das pontas, o que lhe valeu o apelido de “laranja-de-umbigo”. Tem sabor mais acentuado do que a laranja-pera, mas é muito apreciada.

Limas

São laranjas pequenas e redondas. Possuem a casca muito fina e brilhante, com coloração esverdeada na maioria das vezes, mas pode-se encontrar a fruta com casca amarelo-ouro. São doces e deliciosas. O suco da lima deve ser consumido logo após a sua produção, pois fica amargoso rapidamente. O período de maior produção é de fevereiro a julho.

Laranja-lima

É parente da Lima e frequentemente confundida com ela. Tem sabor bastante doce, sem nenhuma acidez, sendo ideal para alimentação infantil. É também pequena, com casca fina e coloração amarelo-esverdeada.

Tangerina

Nesta categoria incluem-se vários tipos de frutas, todas possuindo casca solta. Elas podem ter vários tamanhos e o sabor pode ser azedo e doce, dependendo do tipo e da época da colheita.

 

Mexerica

Fruto típico do litoral do Rio de Janeiro. Possui a casca solta, tamanho pequeno, suco abundante e doce. Sua cor é avermelhada ou amarelo-ouro.

Tangerina-cravo

A casca se solta facilmente. Costuma ter sabor doce-azedo e suco abundante.

Poncã

Tangerina mais graúda, possui a casca rugosa. É a menos ácida de todas as espécies, podendo ter coloração esverdeada ou amarelada. Quando de qualidade inferior, seus gomos são secos.

Murcot

Tem casca lisa e bastante presa aos gomos. É bastante suculenta e doce em época de pico de safra, ou seja, nos meses de maio, junho e julho, quando são encontradas em abundância. Presta-se a preparação de sucos e sua geleia é deliciosa.

Limão-galego

É pequenino, de cor esverdeada clara e casca fina. Muito aromático, é uma fruta de primeira qualidade devido ao suco abundante e saboroso. Sua época é entre novembro e fevereiro.

Limão-taiti

É maior que o limão-galego e tem a casca mais grossa. Suco abundante, é encontrado durante o ano inteiro.

Limão-siciliano

Está cada mais se popularizando.  Não tem muito suco apesar de ser uma fruta grande. Tem a casca rugosa, amarelo-esverdeada, e formato ovalado. A fruta se presta à preparação de doces.

Limão-cravo

Também e conhecido como limão-bravo ou limão rosa. É uma fruta grande, suculenta, possuindo casca rugosa e avermelhada e a polpa também avermelhada. Muito aromático, também se presta à produção de suco.

Leia Também

ALHO

Alho O alho vai bem de diversas maneiras. Bem frito dá um gostinho especial quando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *