"Mandacaru", a novela com a cara do Brasil

Por Cezar Guedes em 23/06/2020 às 22:45:21
Murilo Rosa, Carla Regina e Victor Wagner foram os protagonistas da trama produzida e exibida originalmente pela Rede Manchete e reprisada pela Band / Arquivo GB Imagem

Murilo Rosa, Carla Regina e Victor Wagner foram os protagonistas da trama produzida e exibida originalmente pela Rede Manchete e reprisada pela Band / Arquivo GB Imagem

A novela foi produzida e exibida originalmente pela extinta Rede Manchete, nos anos 90. Escrita pela dramaturgo Carlos Alberto Ratton, "Mandacaru" tinha como pano de fundo o cangaço e retratou um dos períodos mais sangrentos e emocionantes da história do Brasil, através de personagens fictícios, mas que tinham tudo a ver com a realidade histórica.

A história da novela era ambientada na fictícia cidade de Jatobá, no violento sertão de 1938, ano em que Lampião foi assassinado. Ela apresentou ao telespectador o universo nordestino sob a ótica dos cangaceiros e faz um resgate histórico da região quando a repressão do Estado Novo de Getúlio Vargas anunciava o fim do cangaço. Logo na primeira cena, a reconstituição da morte de Lampião (Alceu Valença) e Maria Bonita (Daniela Mercury) foi gravada pelo diretor Walter Avancini em película de cinema em preto e branco com ares de documentário de época. A escolha do nome "Mandacaru" foi por causa de uma planta que resiste às mais duras secas O fogo cruzado entre os rebeldes e a volante – como eram chamados os grupos policiais que perseguiam os cangaceiros -, ocorre paralelamente ao triângulo amoroso entre o perigoso Tirana (Victor Wagner), que luta para manter vivo o sonho do cangaço, Juliana (Carla Regina), a filha de Honorato (Jonas Mello) importante coronel da região de Jatobá, e Aquiles (Murilo Rosa), um tenente disposto a tudo para acabar com o banditismo no interior do Nordeste.

A trama mostrava um universo diversificado: a questão da terra, a repressão policial, os coronéis que não queriam mudanças, o sertanejo sofrendo com a miséria e o banditismo tentando sobreviver. Além disso, "Mandacaru" era pontuada por superstições, sexo e misticismo. A novela também não desperdiçava a oportunidade de explorar as crendices do folclore nordestino.

No ano de 2006, a Rede Bandeirantes reprisou o folhetim, inaugurando o seu segundo horário de novelas, ou seja, às 22h00.

Na TV Manchete, "Mandacaru" foi ao ar de 12 de agosto de 1997 a 08 de agosto de 1998, no horário das 21h30. A novela foi inspirada no romance "Dente de Ouro" de Menotti Del Picchia, sendo inicialmente escrita por Carlos Alberto Ratton, substituído posteriormente pela equipe liderada por Calixto de Inhamuns e Douglas Salgado, e com as colaborações de Gregório Bacic, Clóvis Levy, Zeno Wilde, Tairone Feitosa e Yoya Wursch. A trama original teve 259 capítulos. Em 2006 a Band exibiu a novela com 220 capítulos.

No elenco estavam, entre outros, Ângela Leal, Roberto Dumont, Marília Pêra e Agildo Ribeiro.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM