O café como aliado da saúde

O café é a bebida dos brasileiros e do resto do mundo também. A bebida é bem popular e foi incrementada e pode até ser encontrada na categoria “café gourmet”. O café é o melhor companheiro do pão de queijo, renova o ânimo no meio da tarde, é um bom despertador de manhã, enfim, tem sempre um bom motivo para se tomar café.

E mais, estudos apontam que a bebida mais consumida pelos brasileiros pode auxiliar na prevenção de inúmeras doenças, como câncer e AVC, além de contribuir para a queima de gordura.

O café é uma das bebidas mais populares do planeta, porém o que poucos sabem é que, enquanto a cafeína pode ser uma vilã quando consumida exageradamente, se ingerida na quantidade correta a substância pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Os estudos apontam que consumo seguro diário de cafeína para adultos que não possuem sensibilidade à substância é de 400 mg por dia, o que equivale a mais ou menos três xícaras de 150 ml café, já que cada uma tem de 60 a 150 mg de cafeína.

Veja quais os principais benefícios que o café pode trazer para a nossa saúde: alguns estudos sugerem que o consumo diário de café ajuda a prevenir vários tipos de tumor, incluindo o câncer de mamas, de intestino, próstata, ovários e fígado; o café pode ajudar a prevenir a deterioração da visão e afastar uma possível cegueira causada devido a fatores como envelhecimento e diabetes; a cafeína presente no café faz com que a bebida tenha uma ação termogênica, aumentando o gasto calórico e contribuindo para a queima de gordura; apesar de ainda estarem sendo realizadas pesquisas sobre o assunto, estudos apontam que a cafeína auxilia na prevenção e tratamento de doenças por ter efeito anti-inflamatório, regulando e reduzindo inflamações; uma pesquisa brasileira associou o consumo moderado da bebida a um menor risco de problemas cardiovasculares já que o grão é rico em polifenóis que têm demonstrado ação protetora na prevenção de várias doenças crônicas; alguns estudos indicam que o café tem efeito antioxidante, ajudando assim a diminuir o acúmulo de gorduras saturadas e a reduzir a resistência à insulina, propriedades que podem minimizar o risco de AVC.

No entanto, os mesmos especialistas que estudam os benefícios da ingestão do café, alertam que para que o café seja realmente benéfico é preciso consumi-lo com moderação e da maneira correta. Por exemplo, você não deve substituir seu café da manhã por muitas xícaras de café ou então tomar café junto com medicamentos antidepressivos ou para acompanhar cigarros, pois isso pode causar fortes dores de cabeça e elevar a pressão arterial. Da mesma forma, pacientes com problema de gastrite e refluxo também devem evitar o café. Além disso, uma boa ideia é  trocar o café industrial pelo café orgânico e evite adicionar leite, creme de leite, chantili ou muito açúcar em sua bebida. No lugar, de preferência para algumas gotas de leite desnatado, estévia ou açúcar mascavo, já que estes ingredientes possuem menos calorias.

Confira também

Sorriso branco e iluminado ao alcance de todos

Quer aquele sorriso de artista, branco e iluminado, então vamos entender um pouco como é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *