Os amigos da pele no verão

Protetor solar é imprescindível para combater os efeitos nocivos dos raios solares, mas alguns ingredientes poderosos podem intensificar essa ação

Por Marina Araújo em 10/11/2022 às 06:19:59
O protetor solar ganhou ingredientes a mais que, além de proteger dos efeitos nocivos do sol, também podem tratar a pele do rosto e do corpo de um modo geral. Fale com o dermatologista/GB Imagem

O protetor solar ganhou ingredientes a mais que, além de proteger dos efeitos nocivos do sol, também podem tratar a pele do rosto e do corpo de um modo geral. Fale com o dermatologista/GB Imagem

Não é segredo que a pele – principalmente a pele do rosto – precisa de atenção extra no verão. E não basta o protetor solar. Apesar de eficiente na proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares, a pele facial precisa de outros ingredientes para ajudar a combater o envelhecimento precoce. Os dermocosméticos figuram na lista dos queridinhos nessa "guerra" travada diariamente pelas mulheres e pelos homens também. E não faltam novos ingredientes para potencializarem a ação benéfica do bloqueador solar.

Os ingredientes que prometem (e cumprem!) cuidar da pele facial são os antioxidantes, as vitaminas e os ácidos; eles clareiam a pele e a rejuvenescem.

É bom dizer que é preciso ter disciplina e tratar a pele todos os dias. Limpar a pele com produtos adequados, não dormir jamais com maquiagem, não descuidar da hidratação e da limpeza com profissional especializado a fim de desobstruir os poros são alguns dos cuidados fundamentais para que outras substâncias possam agir a favor da pele. Os ingredientes que prometem ajudar a conservar a beleza e a saúde da pele, mesmo em tempos bem quentes, devem ser aplicados todos os dias.

É bom conhecer como alguns deles funcionam, mas a prescrição do dermatologista é importante porque o médico avaliará as necessidades reais e individuais da sua pele.

Os antioxidantes impedem a formação dos radicais livres. As vitaminas e os antioxidantes revertem em parte o dano oxidativo causado pela radiação ultravioleta e assim auxilia a ação do bloqueador solar.

Clássicos como a Vitamina C e E são indispensáveis, por atuarem como antioxidantes nos alvos celulares hidrofílicos e lipofílicos (ou seja, nos meios aquoso e lipídico da pele). Mas as vitaminas não são os únicos ingredientes que fazem parte da família dos antioxidantes: o extrato de chá verde é outro famoso conhecido e até "ácidos" podem estar na categoria. O ácido ferúlico é uma substância aprovada como filtro solar no Japão, podendo desta forma ser utilizado em protetores solares ou produtos de combatem aos efeitos nocivos dos raios UV. Dados científicos mostraram que a aplicação tópica do ácido ferúlico inibe a formação do eritema (vermelhidão) provocado pela exposição da pele aos raios UVB além de sua atividade antioxidante.

Ideal para ser usado antes do fotoprotetor, o ácido ferúlico fornece hidrogênio para a neutralização dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. O extrato de chá-verde contém polifenóis e flavonoides, com enzimas antioxidantes capazes de reduzir o aspecto avermelhado da pele.

O ácido ascórbico – vitamina C - trata as manchas e o envelhecimento e é um dos queridinhos nas rotinas de skincare. Não é mais uma novidade, mas continua poderoso tanto na aplicação tópica, como na composição de suplementos alimentares. Ela barra a ação dos radicais livres, estimula à formação de colágeno, melhora a textura da pele, uniformiza o tom e protege contra os efeitos nocivos do sol.

A vitamina E previne o envelhecimento, tem alto poder antioxidante e ainda promove hidratação da pele. Ela é muito usada nos produtos pós sol devido as suas propriedades calmantes e suavizantes.

Para saber mais, fale com o seu dermatologista e fique de olho nos rótulos dos produtos.


Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM