“Presença de Anita” revelou a atriz Mel Lisboa

Na época, a estreante Mel Lisboa viveu a personagem tema de “Presença de Anita”, contracenando com veterano ator José Mayer, que deu vida ao escritor Fernando (Arquivo GB Imagem)

Baseada no romance do jornalista Mário Donato, lançado em 1948, a minissérie “Presença de Anita” teve texto assinado por Manoel Carlos. A trama foi exibida originalmente na Rede Globo em 2001, de 07 a 31 de agosto, totalizando 18 capítulos. Com um tom de mistério e sedução, “Presença de Anita” contava a história de obsessão e paixão dos personagens Anita e Fernando, interpretados pela estreante Mel Lisboa e pelo veterano José Mayer. Em meio a uma crise conjugal, Fernando e a esposa Lúcia Helena (Helena Ranaldi) decidem passar alguns dias na pacata Florença, cidade fictícia do interior de São Paulo onde morava a família da mulher. A tentativa de salvar o casamento é abalada pela chegada da jovem Anita, que tinha se mudado recentemente para o local.

Apesar de demonstrar um ar de inocência, Anita era provocante e dominadora. A moça transformou a rotina do casal e se envolveu com Fernando, que enxergava na garota sua inspiração para escrever um novo romance. A paixão entre os dois gerou uma obsessão incontrolável e Anita passou a ameaçar o amante para que ele se separasse da esposa.

Com direção geral de Ricardo Waddington e Alexandre Avancini, “Presença de Anita” também fez sucesso fora do Brasil e foi exibida em países como Equador, Honduras, Portugal, Nicarágua e Uruguai.

A escolha da atriz que iria interpretar a protagonista não foi fácil. Manoel Carlos e Ricardo Waddington queriam uma atriz desconhecida. Mel Lisboa, estudante na época, foi escolhida entre mais de 100 jovens, e não decepcionou, mostrando uma Anita sensual e terna. Curiosamente, Mel Lisboa foi a última atriz a ser escalada, pois Manoel Carlos não estava conseguindo encontrar artista com o perfil da personagem.

As externas da minissérie foram feitas em Vassouras (RJ), que serviu como cenário da fictícia cidade de Florença.

Confira também

Na novela da Record

Polliana Aleixo assinou contrato com a Record. A atriz atuará em “Rosa Choque”, uma das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *