Receitas econômicas

Assados de cascas, talos ou folhas

Use para este prato cascas de abóbora japonesa ou chuchu; folhas de beterraba, cenoura, nabo etc; ou talos de agrião, beterraba, couve, brócolis etc. refogados ou cozidos. Ingredientes: 4 xícaras (chá) de cascas bem lavadas, picadas e cozidas, 2 colheres (sopa) de queijo ralado, 1 xícara (chá) de pão amanhecido molhado no leite, 1 cebola pequena picada, 1 colher (sopa) de óleo, 2 ovos batidos, cheiro-verde e sal a gosto. Preparo: Bata as cascas cozidas no liquidificador ou passe na peneira. Coloque a pasta obtida numa tigela e misture o restante dos ingredientes. Unte um pirex com óleo ou margarina, despeje a massa e leve para assar até que fique dourada. Sirva quente.

Bolinhos de talos, folhas ou cascas

Ingredientes: 1 xícara (chá) de talos folhas ou cascas bem lavadas e picadas, 2 ovos, 5 colheres (sopa) de farinha de trigo, ½ cebola picada, 2 colheres (sopa) de água, sal a gosto, óleo para fritar. Preparo: Bata bem os ovos e misture o restante dos ingredientes. Frite os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorra em papel absorvente. Prepare a receita com: talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor etc.; folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete etc., ou cascas de chuchu. No caso dos talos da couve, couve-flor e brócolis, dê uma pré-fervura antes do preparo. Aproveite a água do cozimento para preparar arroz ou sopa.

Carne moída com talos

Use talos de beterraba, brócolis, couve etc. Experimente preparar esta receita usando cascas de chuchu bem lavadas e cortadas em tiras finas. Ingredientes: 1 xícara (chá) de carne moída, 3 xícaras (chá) de talos bem lavados e cortados com 3 cm de comprimento, 2 tomates sem pele ou sementes, 1 cebola picada, 2 colheres (sopa) de óleo, cheiro-verde e sal a gosto. Preparo: Frite ligeiramente a cebola e o tomate no óleo. Acrescente a carne e o restante dos ingredientes. Deixe cozinhar até que a carne e os talos fiquem macios.

Farofa de talos e folhas

Podem ser usadas folhas de beterraba, rabanete, nabo, couve-flor e brócolis. Ingredientes: 2 colheres (sopa) de margarina ou óleo, 2 colheres (sopa) de cebola ralada, 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada ou farinha de milho, sal a gosto, folhas ou talos bem picados, lavados e refogados. Preparo: Derreta a margarina (ou use óleo) e refogue a cebola até dourar. Acrescente, aos poucos, a farinha de mandioca ou a de milho e o sal. Mexa bem e sirva em seguida.

Torta salgada

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de leite, 3 ovos, 1/2 xícara (chá) de óleo, 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 colher (sobremesa) de sal. Preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou misture-os bem em uma tigela. Para montar a torta, unte uma fôrma, despeje metade da massa, em seguida o recheio e por fim o restante da massa. Leve para assar até que esteja dourada. Para o recheio, utilize folhas de beterraba, brócolis, rabanete, nabo, couve-flor etc. bem lavadas e refogadas com tomate, óleo, cebola, alho e sal.

Massa para panquecas verdes

Experimente a receita com talos de agrião, couve, couve-flor etc. Ingredientes: 1 xícara (chá) de talos bem lavados cortados e cozidos, ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo ou 7 colheres (sopa) rasas, 1 xícara (chá) de leite, 2 ovos, ½ colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de margarina. Preparo: Bata no liquidificador os talos com leite ou passe na peneira. Junte os outros ingredientes e bata tudo novamente no liquidificador. Unte uma frigideira com óleo e frite usando uma medida padrão (concha ou colher de arroz) que cubra o fundo da frigideira. Recheie a gosto e sirva com molho de tomate ou molho branco.

 

Leia Também

Bifes dourados

Bifes dourados Para que os bifes fiquem dourados mais rapidamente, coloque uma pitada de açúcar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *