Rio das Ostras lança novo portal com melhor acessibilidade e transparência

Para conhecer o novo portal, basta acessar o endereço: www.riodasostras.rj.gov.br.

Por seu pioneirismo no desenvolvimento de um portal acessível a diferentes públicos, Rio das Ostras recebeu importantes prêmios nacionais. Em busca da melhoria constante, a Prefeitura lança agora um novo site, com tudo que um portal governamental precisava ter. De acesso mais fácil, rápido e direto ao conteúdo, o projeto prioriza a transparência dos dados, para facilitar o controle social e a participação popular na gestão pública.

O projeto foi desenvolvido por servidores da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTINF), com economia de recursos públicos, dispensando a contratação de empresas e fortalecendo a integração entre os próprios departamentos da Prefeitura. Com base em pesquisas teóricas e testes práticos, com participação de usuários, o site foi criado de forma a oferecer um acesso intuitivo e simples a todos os públicos.

Adaptável a diferentes plataformas, o site governamental pode ser acessado, com qualidade, a partir de qualquer dispositivo, tanto móvel – como tablets e smartphones – quanto do computador.

O desenvolvimento do projeto preocupou-se também com a performance, de forma que as páginas possam ser carregadas com facilidade e com menor uso de dados, economizando “banda” quando o usuário estiver acessando o site a partir de uma rede móvel.

ACESSIBILIDADE E TRANSPARÊNCIA 

Responsável pela gestão do portal da Prefeitura, a Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) teve como prioridade garantir o alto nível de acessibilidade e transparência do novo site.

Foi realizado um trabalho minucioso para atender às normas de acessibilidade, com uso de ferramentas de alto contraste (para pessoas de baixa visão) e de adaptação dos conteúdos aos leitores de tela. O objetivo é eliminar as barreiras de acesso em benefício de todos os internautas, com limitações ou não.

O Portal também respeita os padrões determinados pela Lei de Acesso à Informação. No Portal da Transparência, por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), o cidadão pode solicitar qualquer informação pública. É possível ainda acessar as edições online do Jornal Oficial do Município.

Para contato direto com a Prefeitura, o novo site mantém o “Fale Conosco”, como canal para que o cidadão envie suas dúvidas, solicitações e reclamações.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 

O acesso ao Portal agora conta com um Certificado de Segurança, garantindo sigilo e preservação dos dados dos usuários, além de armazenar de modo confiável todo o seu conteúdo em banco de dados encriptografado, otimizando consideravelmente a pesquisa e a navegação pelas páginas.

“Entendemos que a Internet é hoje um dos principais meios de informação utilizados pelos cidadãos e a Municipalidade precisa acompanhar essa realidade. O Portal é um canal muito importante de aproximação da Gestão Municipal com a população, turistas, sociedade civil, empresariado, entre outros públicos. Nosso objetivo é democratizar o acesso às informações e possibilitar que o cidadão nos ajude a gerir a cidade de acordo com as prioridades de todos”, explica o prefeito Carlos Augusto.

TEMAS EM DESTAQUE 

O novo portal é integrado também por três novos Hotsites que atendem os seguintes públicos: Turistas, estudantes e servidores.

O site de Turismo oferece todos os assuntos de interesse dos visitantes, como opções de hospedagem, alimentação e lazer, que inclui o circuito de praias e pontos turísticos da cidade.

Pelo Portal da Educação, é possível obter informações relativas à Rede Municipal de Ensino, incluindo o calendário do ano letivo, além de fazer pré-matrícula e transferência, entre outros serviços.

O servidor municipal também mereceu um hot site específico, onde serão incluídas informações direcionadas aos profissionais da Prefeitura, com acesso aos sistemas administrativos, e-mail institucional e comprovante de rendimentos.

AVANÇOS

O Município vem avançando na democratização do acesso à informação por meio da Internet e na desburocratização de seus serviços. O projeto anterior do Portal da Prefeitura de Rio das Ostras, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social em 2012, foi vencedor em duas categorias (Governo e Projetos Web) no 1º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, chancelado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), pela W3C e pelo Ministério do Planejamento.

No entanto, a adaptação para os dispositivos móveis era um desafio a ser vencido, uma das melhorias desta nova edição. Entre as novidades do novo projeto está o novo sistema de gestão de conteúdo, desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTINF) da Prefeitura. Com informações da Ascom

 

Confira também

Operação Lei Seca flagra 1.047 motoristas alcoolizados no interior

O governo do Rio de Janeiro realizou nos quatro primeiros meses do ano 97 operações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *