Salada de frutas

Bem gelado

Os melões ficarão mais saborosos se forem servidos bem gelados. Por isso, deixe os melões na geladeira por dois dias antes de servir.

Higiene é bom

Mantenha sempre a pia da cozinha limpa e enxuta. O mesmo cuidado deve-se ter com as esponjas e panos de limpeza usados na pia da cozinha. Troque as esponjas com regularidade e não deixe os panos de limpeza molhados; após usá-los, esfregue bem e retire todos os sinais de sujeira, enxágue-os e coloque para secar.

Geladeira não faz milagre

Respeite sempre a data de validade dos alimentos. É muito comum as pessoas imaginarem que se um produto está guardado na geladeira, tem duração eterna. Nada disso. A data de validade existe justamente para mostrar em qual prazo o alimento pode ser consumido sem danos à saúde. 

Sabor refrescante

O chá mate é um excelente diurético e pode virar um delicioso refresco. Faça o chá como de costume, adoce a gosto. Espere esfriar completamente para misturar suco de limão ou suco de laranja, coloque gelo ou deixe na geladeira. Outra dica é bater no liquidificador  o chá mate frio misturado com gelo e limão. Fica deliciosamente espumante.

Salada de frutas

Você sabia que as frutas secas também se prestam na preparação de deliciosas saladas de frutas. Experimente passar em água quente uvas passas, damascos, peras e maçãs secas e ameixas. Depois perfumes com água de flor de laranjeira e sirva acompanhadas de sorvetes ou creme de leite light misturado com adoçante em pó. Também são excelentes misturadas com gelatina no sabor de sua preferência.

Bem temperado

Para que o molho de tomate fique mais denso e bem vermelho, deve ser cozido lentamente, em fogo brando, com a panela destampada, para que o excesso do líquido se evapore e fique bem apurado. Uma boa dica é temperar o molho com condimentos.

Outra dica para o molho

Adicionar uma colher de sobremesa de açúcar numa panela de molho é o suficiente para acabar com a acidez. Outra opção é adicionar algumas gotinhas de adoçante ao invés do açúcar.

Sem água

As verduras ficam mais nutritivas se foram cozidas sem água. O próprio líquido que suas folhas soltam já é suficiente para o cozimento. Experimente fazer chicória refogada assim: lave bem as folhas e rasgue-as em pedaços médios. Frite alho esmagado num fio de óleo na panela de pressão, junte a chicória e sal a gosto. Tampe a panela de pressão e deixe no fogo contando  uns dois minutos depois que  começar a chiar. Desligue e deixe tampado até sair toda a pressão. Está pronto.

Bem sequinho

Quando fizer saladas de verduras cruas, certifique-se de que estão bem enxutas porque o excesso de água faz com o tempero não apareça. Uma boa saída é escorrê-la no escorredor de macarrão minutos antes de temperar.

Doce de figo

Para que a casca do figo verde saia com facilidade, cozinhe-os primeiro e depois congele. Ainda congelados, passe-os por um fio de água que a pele sai facilmente.

Limão

Para tirar a seiva pegajosa dos quiabos, pingue algumas gotas de limão em cima deles.

Congelador

Os dentes de alho se conservam melhor se foram guardados no congelador ou no freezer. Quando for usar, descasque-os e pique-os ainda congelados.

Confira também

Decifrando as cores dos alimentos

– Verde: pimentão, verduras em geral e ervas, como o manjericão, menta e cheiro verde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *