A vida como ela é em "Filhas de Eva"

A nova série global promete fazer com que as pessoas reflitam sobre a própria vida a partir da trajetória de suas três personagens

Por Cezar Guedes em 05/03/2020 às 20:13:02
O trio protagonista de

O trio protagonista de "Filhas de Eva": Giovanna Antonelli, Renata Sorrah e Vanessa Giácomo / Estevam Avellar-RG

A Globo prepara mais uma série para seus telespectadores. É "Filhas e Eva" que está com sua primeira temporada inteirinha gravada; ainda não estreou, mas já se sabe que estão trabalhando na ideia de produzir mais uma temporada.

A criação e o roteiro são assinados por Adriana Falcão, Jô Abdu, Martha Mendonça, Nelito Fernandes e Maria Clara Mattos; tudo sob a batuta do diretor Leonardo Nogueira.

As protagonistas são Renata Sorrah, Giovanna Antonelli e Vanessa Giácomo que se reencontraram no set de gravações quatro anos depois de terem feito juntas a novela "A Regra do Jogo".

A série "Filhas de Eva" encerrou a fase de gravações; a obra aborda histórias permeadas por conflitos e encontros e convida o público a pensar: quase todo mundo diz que quer mudar. Mas quem tem, de fato, coragem para promover mudanças? Renata Sorrah conta que o reencontro do trio foi uma alegria imensa. "O melhor é que ficamos ainda mais amigas, foi um período de muita troca e nos divertimos muito neste trabalho. Minha personagem tem clareza no coração e no pensamento, o que a leva a tomar uma atitude em busca da felicidade. O desejo por fazer coisas novas é maravilhoso", destaca a atriz.
Recheada de situações do cotidiano, "Filhas de Eva" fala das relações entre as pessoas em sua essência: destinos que se cruzam, decisões que geram transformações em cada personagem e seus desdobramentos que alteram os caminhos de todos na trama. Filha de Stella (Renata Sorrah) na série, Giovanna Antonelli analisa que a decisão da mãe traz mudanças para quem está a sua volta. "Lívia (a personagem da atriz) é uma psicóloga de relacionamentos, muito bem-sucedida, mas que não consegue enxergar sua própria vida. No decorrer da história, ela passa por uma grande transformação", conta a atriz.
Para Vanessa Giácomo, o reencontro das três atrizes foi uma realização. "Sempre tive admiração pelas duas. Eu e Renata nos identificamos muito, ela é alegre e alto astral, nunca deixa o set parado. Giovanna também é assim, sempre trazendo muita energia positiva. Foi um prazer trabalhar com elas nesse trio". Sobre a personagem, a atriz diz que, apesar de complexa e confusa, Cléo é uma boa pessoa e tenta aprender com seus erros. "Na trama, ela se perde e se encontra nos próprios conflitos, mas não desiste", finaliza Vanessa Giácomo.

Foram três meses contracenando juntas, em locações escolhidas especialmente para resgatar um Rio de Janeiro que promovesse um reencontro com áreas pouco abordadas em outras produções. Cerca de 70% das cenas foram gravadas em externas, e as demais, nos Estúdios Globo. Bairros como Grajaú, na Zona Norte, Lapa, no Centro, Glória, Catete, Flamengo, além da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, foram alguns dos locais escolhidos para revisitar a cidade, diferente do que o público está acostumado a ver nas telas. É o que explica Leonardo Nogueira, que assina a direção artística da série: são cenários que o carioca está acostumado a ver na sua rotina, mas não em projetos audiovisuais. "Não vamos dar destaque aos pontos turísticos com os quais o público já está habituado. A gente quis retratar outro Rio, então corremos para o lado antigo da cidade. Foi uma opção nossa buscar esse outro aspecto para narrar essa obra", explica o diretor.
Nas diferenças entre as personagens, se encontram impasses, dúvidas, obstáculos e decisões inerentes à vida de qualquer pessoa. "Sempre escrevi sobre mulheres e o tema do "feminino", através das gerações, é algo que me inspira. Esse universo é rico para ser explorado e buscamos personagens fora dos clichês", define Martha Mendonça, uma das autoras da série.
Logo no primeiro episódio, Stella, Lívia e Cléo têm suas vidas entrelaçadas. O pontapé inicial para o encontro é a festa de Bodas de Ouro de Stella e Ademar (Cacá Amaral) – um evento chique e elegante.

É neste ponto da história que a vida das três mulheres protagonistas se entrelaça. A confusa Cleo vai até à festa para levar o bolo e acaba assistindo ao vídeo – com os melhores momentos da vida do casal Stella e Ademar. Apesar de estar no meio de pessoas desconhecidas, as cenas que vê sem querer mexem muito com ela e a fazem refletir sobre a própria vida.

O salão nobre do Fluminense, em Laranjeiras, na Zona Sul, foi o cenário escolhido para as gravações da celebração, que contaram com grande parte do elenco, como Cacá Amaral, Dan Stulbach, Stenio Garcia, Debora Ozório, além do trio principal e outros nomes. Também foram necessários mais de 150 figurantes. Principal marca do espaço, os vitrais foram aproveitados construção do cenário, assim como os lustres que decoram o ambiente. A equipe de cenografia providenciou ainda um palco para comportar a banda e um telão, onde passavam projeções de fotos e vídeos sobre a vida do casal, provocando a reviravolta em Stella, que percebe que aquela moça corajosa que ela vê nas fotos antigas está completamente perdida e decide pedir o divórcio ali mesmo, em plena festa de Bodas de Ouro. As mudanças que ocorrerão na vida de Stella afetarão todos à sua volta.

No elenco tem atores de televisão e teatro, e além dos já citados, fazem parte da produção Erom Cordeiro que participou no ano passado do filme "Divisão", Marcos Veras, Analu Prestes, Débora Ozório na pele de Dora, a filha de Lívia e Kleber (Dan Stulbach) e Cecília Homem de Melo.
A série "Filhas de Eva" tem ingredientes que prometem agradar ao paladar do telespectador. Agora é esperar pela estreia e conferir.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha