OS controlada por irmão do pastor Everaldo tem contrato milionário com o estado, mas pessoa que assina como dona recebe auxílio emergencial

Por Cezar Guedes em 08/09/2020 às 10:48:57

Apontada pelo Ministério Público Federal como de propriedade de Marcos Dias Pereira – irmão do pastor Everaldo, que está preso sob suspeita de ser um dos cabeças do esquema de corrupção que teria sido instalado no governo do Rio para desviar recursos públicos, segundo relatou ao Ministério Público Federal o ex-secretário de Saúde Edmar Santos – a Associação Filantrópica Nova Esperança já recebeu mais de R$ 70 milhões referentes a contratos com o governo fluminense.

Entretanto, ao que parece, o dono no negócio não tem sido nada generoso com a pessoa que, segundo aponta o MPF na representação encaminhada ao Superior Tribunal de Justiça para pedir o afastamento do governador Wilson Witzel e as prisões de membros do esquema, atuaria como "laranja" da tal organização social.

De acordo com o Ministério Público Federal, Associação Filantrópica Nova Esperança tem como dono Marcos Dias Pereira, mas "seguindo a mesma estratégia que os demais integrantes de núcleo criminoso, a OS Nova Esperança também é formalmente administrada por uma "laranja'". cuja renda "é tão baixa que ela requereu e está recebendo o auxílio emergencial no período de quarentena em razão da covid-19".

No documento ao STJ o MPF narra que a OS Nova Esperança foi beneficiada em processo licitatório aberto pela Secretaria Estadual de Saúde para contratar uma instituição para gerir o Pronto Socorro Dr. Hamilton Agostinho Vieira de Castro, no Complexo Penitenciário de Bangu. Segundo foi apurado, para que a Nova Esperança ganhasse o contrato três correntes foram inabilitadas na licitação. Com isso a OS firmou o contrato 003/2019, com valor global de R$ 36.020.835,71.

Na representação do MPF o pastor Everaldo Dias é citado como homem que exerce grande influência na gestão do governador afastado, tanto quanto o empresários Mário Peixoto e José Carlos de Melo, conforme fora revelado em delação premiada pelo ex-secretário de Saúde Edmar Santos. Quanto ao dono da OS Nova Esperança o Ministério Público sustenta no documento que ele integra a organização.

*O espaço está aberto para manifestação da direção da Associação Filantrópica Nova Esperança.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM