Silva Jardim: resistência em tirar vereador do cargo seria para proteger prefeito de possível afastamento por supostas irregularidades

Por Cezar Guedes em 11/09/2020 às 09:18:09

O dispositivo esquisito aprovado na última quarta-feira (9) por cinco dos nove membros da Câmara de Silva Jardim, possibilitando que uma decisão judicial que tira do cargo o vereador Adão Firmino – que foi condenado a perda da função pública e a oito anos de inelegibilidade em processo transitado em julgado – pode ter sido o jeito encontrado para preservar no cargo o prefeito interino, Jaime Figueiredo (foto), citado em denúncias de supostas irregularidades.

Com uma formação completada hoje a base de suplentes, a convocação de mais um atingiria quorum suficiente para o afastamento do prefeito, como alguns parlamentares defendem na Casa. O plano seria afastar Jaime e fazer uma eleição indireta.

Licitação sob suspeita – Vários anos praticados pelo prefeito interino estão sob a ótica da suspeita, principalmente os processos licitatórios realizados em agosto, mas tem um pregão marcado para esta sexta-feira (11), que está preocupando a vereadora Ana Kelly Xavier.

Trata-se do processo licitatório 38/2020, para manutenção de rios e valas, com valor global estimado em R$ 740 mil para seis meses de prestação de serviços. O que chamou a atenção da vereadora é o fato de a licitação ter sido marcada apesar de existir um processo semelhante paralisado desde o dia 18 de agosto, com preços inferiores a 312% do valor total estimado no novo edital.

Pedido de auditoria – Em representação ao Tribunal de Contas do Estado Ana Kelli pede que seja feita uma auditoria em caráter de urgência na Prefeitura, por conta de supostas irregularidades em licitações.

"Cabe ressaltar que foram inúmeras licitações realizadas em agosto, em período eleitoral, por um prefeito interino (Jaime Figueiredo) que possui, apesar do pouco tempo, inúmeras irregularidades cometidas e sendo averiguadas, inclusive pelo Tribunal de Contas", cita a vereadora no documento, destacando ainda que "o governo ultrapassou os 54% referente ao limite do teto de gastos com pessoal".

*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura e da Câmara Municipal de Silva Jardim.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha