Em vídeo, Barroso alerta para a responsabilidade pelo que se compartilha na internet

Peça faz parte de campanha do TSE de combate à disseminação de notícias falsas e o discurso de ódio nas Eleições Municipais de 2020

Por Cezar Guedes em 15/09/2020 às 08:16:17

Compromisso com o diálogo democrático e responsabilidade ao compartilhar informações - esses foram os chamados aos cidadãos feitos pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, em vídeo que começou a circular na quinta-feira (10) nas redes sociais do Tribunal e também em rádios e na televisão.

A peça é parte da campanha "Se for fake news, não transmita", que o TSE vem veiculando desde o dia 1º de setembro e tem como porta-voz o biólogo Átila Iamarino. O objetivo é conscientizar sobre a importância de não repassar notícias falsas, com ênfase no impacto negativo desse fenômeno no processo democrático em ano eleitoral.

Veja aqui a íntegra do vídeo.

No vídeo, Barroso afirma que a liberdade de expressão é uma das maiores conquistas da civilização. O respeito aos diversos pontos de vista é, para o ministro, uma das belezas do regime democrático. "A vida tem muitos pontos de observação e a verdade não tem dono", afirma.

O ministro considera uma "bênção se poder expor, livremente, o que se pensa". Mas essa troca de argumentos, ele ressalta, deve ser feita de maneira educada e respeitosa.

"Seja agente do avanço civilizatório e da evolução ética que o Brasil precisa", ele conclama ao fazer o apelo para que as pessoas se responsabilizem pelo conteúdo que compartilham, principalmente em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. "Não passe adiante notícias falsas, ou cuja autenticidade não tenha certeza. Não participe de campanhas de ódio. O mal faz mal mesmo a quem o pratica", diz.

O presidente do TSE também propõe uma reflexão sobre o que está por trás da disseminação de notícias falsas. "Uma causa que precise de mentira, de ódio ou de agressão não pode ser boa", conclui.(TSE)





Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha