Garotinho apela para Supremo derrubar decisão que o tornou inelegível

Por Cezar Guedes em 07/03/2020 às 00:43:10

Vai depender do STF se o ex-governador Anthony Garotinho concorra ou não nas próximas eleições. Ele impetrou na sexta-feira 6 recursos na Suprema Corte para suspender decisão do TJ –RJ que o condenou por improbidade administrativa, tornando-o inelegível por oito anos

O pedido será analisado pelo ministro Ricardo Lewandowski, que pode decidir sozinho ou levar o caso a plenário. Não há prazo definido para que ele anuncie uma posição.

Garotinho e sua mulher, Rosinha, são acusados de desvio de recursos da Secretaria Estadual de Saúde, no período em que Rosinha foi governadora. Além de não poderem se candidatar a cargos políticos, o casal foi condenado em 2018 a devolver R$ 234,4 milhões aos cofres públicos.

Na época, Garotinho teve sua candidatura a governador suspensa com base na Lei da Ficha Limpa. O ex-governador foi enquadrado na norma porque o Tribunal de Justiça do Rio já tinha confirmado, em decisão colegiada, a sentença aplicada no caso.

A defesa argumenta que o Tribunal de Justiça do Rio mantém suspenso um recurso apresentado ao STF para contestar pontos do processo. Além de questões formais, esse recurso aponta restrições ao direito de defesa.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM