Invista na beleza do seu corpo

Para uma aparência mais bonita é fundamental ter uma rotina de exercícios

Por Cezar Guedes em 20/09/2020 às 19:58:00
Através de alongamentos que usam o peso do próprio corpo durante a execução, é possível ganhar mais flexibilidade e força muscular / GB Imagem

Através de alongamentos que usam o peso do próprio corpo durante a execução, é possível ganhar mais flexibilidade e força muscular / GB Imagem

Ainda não é tempo de deixar as precauções de lado, mas o nosso dia a dia pouco a pouco vai ganhando uma nova normalidade. É tempo de prestar mais atenção à nossa autoestima, prestar mais atenção à beleza, uma vez que há mais de seis meses, nos dedicamos quase que exclusivamente a preservar a nossa vida.

Quando o isolamento social começou, foi preciso deixar de lado a academia e se reinventar, fazendo os exercícios em casa. É certo também a interrupção da rotina causou estresse ainda maior do que aquele que normalmente nos "atacava". O resultado é que ficamos irritados, cansados física e mentalmente. E tudo isso reflete no corpo sendo que uma das primeiras consequências é a obesidade, dores musculares, acne, envelhecimento precoce e total falta de ânimo.

A atividade física é um santo remédio para esses males. Você conhece o Pilates, aquele método criado pelo alemão Joseph Pilates?

Ele oferece vários exercícios diferentes com a mesma finalidade; são alongamentos que usam o próprio peso do corpo na sua execução e prometem dar mais flexibilidade e força muscular, além de melhorar a respiração e corrigir a postura. Ele pode ser praticado no solo ou nos aparelhos específicos que também foram criados pelo próprio Pilates.

As academias aprimoraram o seu atendimento e oferecem quase que o apoio individual, tendo em seus quadros profissionais capacitados a orientarem quanto ao melhor exercício, de acordo com o desejo e as condições físicas do cliente. Isto quer dizer que as academias idôneas fazem uma avaliação prévia e, baseando-se nisso, elaboram um programa de treinamento, e continuam avaliando periodicamente o desenvolvimento do aluno ou da aluna.

Geralmente, aliado ao Pilates está à musculação, com prioridade aos exercícios aeróbicos.

Algumas academias incluíram a Ioga na sua lista de possibilidades. A Ioga tem suas raízes na cultura indiana e propõe o autoconhecimento através da meditação. A sua prática orientada por profissionais no assunto auxilia na correção da postura, relaxa, alonga e tonifica os músculos e não exige horas de prática.

Os especialistas no assunto explicam que os exercícios de Ioga abaixam os níveis do cortisol, um hormônio que é produzido pelas glândulas suprarrenais para fazer frente ao estresse, então quanto mais agitado o seu dia, mais cortisol aparece na corrente sanguínea daí aumenta a pressão arterial, aumenta os níveis do açúcar e ainda afeta a imunidade do organismo. Assim, livrar-se dele é uma grande tacada. Aquelas famigeradas dores nas costas também desaparecem e o praticante dorme melhor, acorda mais disposto.

A atividade física regular proporciona um bem-estar enorme e um alívio ao estresse.

Lembrando que ainda é preciso observar os protocolos sanitários contra o novo coronavírus, mas já é possível retomar – ou começar – as atividades físicas fora de casa.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM