Os encantos do Circuito Chapada Guarani, no interior de São Paulo

Por Cezar Guedes em 18/10/2020 às 20:03:22
Analândia apresenta um clima agradável e abriga lindas paisagens, riachos cristalinos, cachoeiras, grutas, morros e montanhas que se destacam por sua geografia arquitetada naturalmente

Analândia apresenta um clima agradável e abriga lindas paisagens, riachos cristalinos, cachoeiras, grutas, morros e montanhas que se destacam por sua geografia arquitetada naturalmente

Ainda estamos em meio à pandemia do novo coronavírus e há a necessidade de se observar as recomendações sanitárias ao combate à Covid-19 vigentes no lugar a ser visitado. Por isso, antes de planejar uma viagem, o ideal é verificar como está à situação do local e seguir as recomendações das autoridades de saúde.

Uma boa opção para quem gosta de conhecer novos e interessantes destinos é curtir o Circuito Chapada Guarani, no interior de São Paulo. Este circuito é composto por seis municípios: Analândia, Brotas, Itirapina, Torrinha, São Carlos e Santa Rita do Passa Quatro. A região é localizada sobre o Aquífero Guarani, o maior reservatório de água subterrânea da América do Sul e um dos maiores do mundo. O circuito contém várias corredeiras, cachoeiras e rios em meio a lindas paisagens, tudo apropriado para o turismo de aventura, além de atrativos culturais.

A estância climática de Analândia fica a 221 km da capital São Paulo. Pequena e bela encanta a todos que buscam o contato intenso com a natureza, seja para desfrutar do sossego e tranquilidade ou para os fãs do esporte de aventura e ecoturismo. Localizada em uma altitude de 734 metros, Analândia apresenta um clima agradável e abriga lindas paisagens, riachos cristalinos, cachoeiras, grutas, morros e montanhas que se destacam por sua geografia arquitetada naturalmente, como o Morro do Cuscuzeiro e Camelo. Possui monumentos históricos como a antiga estação ferroviária e a igreja matriz com arquitetura colonial. Este conjunto de atrações faz da cidade uma boa opção para o turismo ecológico, rural e histórico-cultural, que se somam à hospitalidade da região.

Que Brotas ganhou fama porque é a cidade natal do cantor Daniel, não se tem dúvida. Mas Brotas é uma das mais famosas cidades brasileiras quando o assunto são os esportes radicais e o turismo de aventura. É uma cidade centenária, que floresceu na fase áurea do ciclo do café, e ainda mantém a agropecuária como base da sua economia. A exuberante vegetação é composta por Cerrado e Mata de Planalto, uma variação da Mata Atlântica. A fauna é constituída por diversas espécies de aves e outros animais bem típicos do cerrado, inclusive o Lobo Guará, em vias de extinção. Como a região tem muitas nascentes, rios, ribeirões e cachoeiras possibilita a prática de diversas atividades perto da natureza.

A cidade tem várias atrações que apenas com um dia de visita o turista não dará conta. Reserve pelo menos três dias para conhecer Brotas. Os destaques ficam para o Rio Jacaré Pepira, a Alaya Centro de Aventura, a Cachoeira Água Branca, a Cachoeira Cassorova, a Fazenda Nova América Hospedagem e Aventura, a Fazenda Sinhá Ruth entre muitas outras atrações imperdíveis. Não deixe de maneira alguma de conhecer a Fazenda Tamanduá, na qual, num verdadeiro santuário da natureza, um olho d"água cercado por remanescentes de mata ciliar forma uma piscina natural de água nascente borbulhante no meio de uma areia branca muito fina que "canta".

Reconhecida pelo seu rico turismo rural, Itirapina é o lugar certo para quem curte trilhas, mirantes, belas cachoeiras, além de sabores da culinária da região espalhados em seus restaurantes, grande parte na zona rural. É possível também visitar fazendas e vilas históricas, além de oferecer diversas atividades de lazer para as crianças, incluindo cavalgadas, passeios rurais e muita diversão à beira da bela Represa do Broa. A cidade tem em sua memória o início de sua história que data do Século XVII. Somente em 1938, obteve autonomia administrativa e tornou-se município. Em Itirapina vale a pena conferir o Distrito de Itaqueri da Serra. A vila fundada em 1770 é conhecida por diversas lendas contadas na região e é um ótimo lugar para conhecer melhor a história e os costumes da cidade.

Santa Rita do Passa Quatro é repleta de atrações para todos os gostos, como cachoeiras, o Morro de Itatiaia, onde é possível ter uma vista panorâmica da região, o Museu Zequinha de Abreu, entre outros passeios. A cidade abriga o Parque Estadual de Vassununga no qual mantém preservados os ecossistemas Mata Atlântica e Cerrado. Por lá, é possível encontrar algumas espécies de vegetais em extinção, além da maior quantidade de jequitibás-rosa, do Estado de São Paulo. Santa Rita do Passa Quatro foi berço do compositor Zequinha de Abreu que nasceu na cidade em 1880, ficou mundialmente reconhecido por sua mais famosa canção, o chorinho "Tico-tico No Fubá".

São Carlos nasceu no Século XVIII como trilha dos bandeirantes em busca do ouro de Goiás, é berço da fase áurea do café com suas fazendas ainda preservadas e da imigração estrangeira, alemã e italiana durante o Século XIX. No Século XX a região contou com a alta industrialização. Hoje é um importante polo industrial, comercial, tecnológico e científico. Toda esta história pode ser apreciada em seus diversos atrativos turísticos que reúnem o turismo histórico-cultural, rural e o religioso, além do turismo de negócios, devido à alta concentração de indústrias e universidades. Tudo isto em meio à sua rica natureza, excelente infraestrutura e a reconhecida hospitalidade. Uma grande atração da cidade era o Museu da TAM, que foi fechado pela empresa, devido à crise econômica.

A Fazenda Santa Maria do Monjolinho é um dos cartões-postais de São Carlos. A centenária atração projetada pelo engenheiro e arquiteto italiano Pietro David, oferece terreiro, tulha, maquinário de beneficiamento de café, entre outras atividades. Confira os detalhes da arquitetura da época e remeta-se ao período áureo do café!

Gostou do roteiro? Então planeje uma viagem e descubra os encantos que essas cidades paulistas têm para mostrar.


Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM