Marcelo Magno lidera preferência do eleitor de Arraial do Cabo

Renatinho tem rejeição de mais da metade do eleitorado

Por Cezar Guedes em 02/11/2020 às 00:25:41
Marcelo Magno lidera preferência do eleitor

Marcelo Magno lidera preferência do eleitor

Há duas semanas da votação, o quadro das eleições para prefeito de Arraial do Cabo continua acirrada. Marcelo Magno (Solidariedade) e Renatinho Vianna (Republicanos) têm cada um 28% das intenções de voto. A pesquisa do IBOPE/Inteligência foi feita com 406 pessoas de 16 anos ou mais, de ambos os sexos, entre 26 e 28 de outubro. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada por "Rio das Ostras LTDA" e "Rio das Ostras Jornal Comunicação e Marketing". Seu registro no TRE é: RJ-03343/2020.

Tom Porto (Democratas) é o terceiro colocado com 10%; Henrique Melman 9% (PDT); Willian Luz(PT) 0%. O número de indecisos é expressivo: 17%; votos em branco e nulos somam 6%. Marcelo Magno leva vantagem com a pesquisa estimulada – quando o entrevistado é apresentado a uma lista de candidatos. Magno: 32% e Renatinho, 30%. Tom Porto e Henrique Melman empatam em 12%; Willian Luz, 1%. Votos brancos e nulos somam 5% e indecisos, 7%.

Renatinho tem a maior rejeição

Quando a pergunta é quem o eleitor de Arraial "Não votaria de jeito nenhum" a liderança de Renatinho Vianna é acachapante. Mais da metade dos entrevistados, 52% o querem fora da Prefeitura a partir de 2021. Outro bastante rejeitado é Tom Porto, com 30%; Willian Luz somou 21%; Marcelo Magno e Henrique Melman, 19% cada um. Indecisos perfizeram 7% e curiosamente, 5% disseram que poderiam votar em qualquer um.

Quanto à forma de administrar o município, 54% dos entrevistados desejam uma mudança total na gestão. Já 22% disseram que preferem "manter só alguns programas, mas que se mudasse muita coisa". 14% são favoráveis a continuidade da administração atual e 7% "que se fizesse pouca coisa e dessa continuidade para muita coisa. 3% não souberam responder.

Renato Vianna foi classificado como péssimo administrador para 44% dos entrevistados. Os que acham seu governo ruim somam 8%; regular, 25%; bom, 15%; ótimo, 6%. Não souberam opinar, 2%. No embalo dessa pergunta, o Ibope também perguntou se o entrevistado aprova ou desaprova a forma como o atual prefeito administra Arraial do Cabo. 65% desaprovam; 28% aprovam. 7% não souberam responder.

Para 60% dos entrevistados, "o problema de maior gravidade no município" é a Saúde, seguido de Educação (27%), Rede de Esgoto (27%), Geração de Empregos (22%), entre outros.

A pesquisa do Ibope também quis saber como é vista as administrações de Claudio Castro – governador interino do estado – e do presidente Jair Bolsonaro. Para 32%, a atual gestão do governador é regular. 6% a consideram boa. Ótima para 1%. Péssima para 13%. 40% não souberam responder.

Ao contrário dele, Jair Bolsonaro teve expressiva aprovação dos entrevistados. 71% aprovam seu governo. Desses, 30% o acham bom; 27%, regular e 24%, ótimo. Ruim somou 4% e péssimo, 15%. 1% não soube responder.

A pesquisa foi finalizada sobre a possibilidade de o eleitor comparecer às eleições no dia 15 mesmo com as medidas de restrição.92% disseram que sairão de casa para votar. 6% têm dúvida e 2% não comparecerão "de jeito nenhum".

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM