Jericoacoara, um pedacinho do Brasil em uma viagem inesquecível

Por Cezar Guedes em 11/11/2020 às 23:20:51
Jericoacoara se localiza a 300 km de Fortaleza, e é considerado um santuário ecológico devido a sua beleza natural. Os coqueiros embalados pelos ventos cearenses encantam os turistas / GB Imagem

Jericoacoara se localiza a 300 km de Fortaleza, e é considerado um santuário ecológico devido a sua beleza natural. Os coqueiros embalados pelos ventos cearenses encantam os turistas / GB Imagem

Já estamos na época do ano em que o sol brilha abundantemente em todo o país. A primavera já vai abrindo caminho para o verão e verão, lembra final de ano, festas e férias. Mas, 2020 está sendo um ano pra lá de atípico. Apesar de os índices de contaminação pelo novo coronavírus estarem em queda, ainda é preciso observar as regras sanitárias e respeitar os protocolos de segurança, a fim de evitar uma nova onda de contágios. Por isso, planeje muito bem suas férias de final de ano e obedeça todas as recomendações de combate à Covid-19, do lugar no qual for visitar. Só assim, você poderá ter momentos agradáveis em seus dias de folga.

Se prefere um destino praiano com muito sossego, Jericoacoara é um lugar perfeito! Fica na costa nordestina brasileira, no Estado do Ceará. Possui uma área de 159,9 km² e tem como limites, ao norte, o Oceano Atlântico; ao sul, Bela Cruz; a leste, Cruz; e a oeste, Camocim.

Por lá, o sol brilha quase o ano todo. A época de chuvas vai de março a maio. Jericoacoara é muito procurada para windsurf entre julho e janeiro, período de ventos fortes na região.

Devido ao fato de Jericoacoara ser uma Área de Proteção Ambiental não é permitido construção de hotéis. As opções de hospedagem se resumem a algumas pousadas, casas de pescadores e camping. A melhor opção de hospedagem do vilarejo é a Pousada Casa do Turismo, com vários anos de qualidade e bom atendimento.

A Praia Jericoacoara tem areias alvíssimas, lagos de água doce e salgada, rochas e como símbolo a Pedra Furada, local de visitação de turistas. Fica a 327 km de Fortaleza e seu acesso se dá pela BR-222 e CE-161.

Já o Parque Nacional de Jericoacoara foi criado a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara, estabelecida pelo Decreto nº 90379 de 29 de Outubro de 1984, nos municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz, no Estado do Ceará. Um fato de grande relevância histórica é o relato de Vicente Yanes Pizon (Capitão da Nau Nina, da frota de Cristóvão Colombo), que ancorou na enseada de Jericoacoara em 1499. Porém, tal fato não foi oficializado em sua época por consequência do Tratado de Tordesilhas, que entrara em vigor no mesmo ano.

Um bom local para se visitar é Tatajuba, um lugarejo vizinho à cidade de Jericoacoara, paradisíaco como tudo, naquela região. Por ser cercado de dunas, você vai ficar maravilhado com suas paisagens incomuns.

Indo por aquelas bandas, não deixe de deslumbrar a Lagoa de Jijoca. A Lagoa também é um ponto muito bom para se praticar o windsurf. Com ventos fortes e direcionados, oferece constância para um bom desempenho. Ideal para prática de Slalon e Free Ride. Ótimo local para quem curte velocidade pura. Muito indicado para iniciantes no esporte.

Com a proibição para carros, o jeito é contar com as caminhonetes da prefeitura (que circulam entre as pousadas e levam turistas gratuitamente) ou andar a pé. Esta é a melhor maneira de conhecer o lugar.

São três ruas importantes (São Francisco, do Forró e Principal), entrecortadas por vielas com bares, lojinhas e restaurantes. Contrate um bugueiro para conhecer praias e lagoas mais distantes do centrinho. Aliás, passear de bugue pelas dunas de Jericoacoara é maravilhosamente inesquecível e obrigatório para quem viajar àquele paraíso.

Na verdade a enseada de Jericoacoara está naturalmente protegida por uma verdadeira "cordilheira de dunas", que dificultou por muito tempo o acesso de exploradores às suas imaculadas terras. Assim sendo, temos apenas notícias de visitas esporádicas realizadas por aventureiros que, vindo por mar com destino ao Maranhão, lá estiveram a partir do Século XVII.

Visite Jericoacoara e conheça suas belas dunas e seu mar em passeios ecológicos. Durante o passar dos anos a duna sofreu uma mudança de local, por se tratar de uma duna móvel, e avançou em direção ao mar, cobrindo o coqueiral que antes existia ao pé da duna. A duna do Pôr do Sol é um dos pontos pitorescos de Jericoacoara.

O nome Jericoacoara significa "jacaré tomando sol", em linguagem indígena, segundo os próprios pescadores, visto do mar pode-se constatar que realmente a pedra furada é o "olho do jacaré" enquanto que a vila faz parte da "cauda" do mesmo.

Jericoacoara oferece diversas opções de culinária que vão desde pizzarias com forno a lenha, bares para a diversão noturna, restaurantes que oferecem cardápios nacionais, internacionais e os mais diferenciados molhos exóticos, só encontrados no paraíso situado no Estado do Ceará.

Se você quer sossego e uns dias de descanso, e ainda curtir um paraíso preservado e ver a natureza bem de pertinho, a sugestão é se planejar e visitar Jericoacoara. Consulte já seu agente, e boa viagem!

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha