Quando os cosméticos não resolvem

Os procedimentos cirúrgicos são a alternativa quando a distorção na aparência afeta a autoestima

Por Cezar Guedes em 19/11/2020 às 14:11:30
Quando não se está feliz com a própria imagem, é saudável que se busque corrigir o que incomoda. E para isso os procedimentos cirúrgicos vieram para ajudar a minimizar as distorções na aparência

Quando não se está feliz com a própria imagem, é saudável que se busque corrigir o que incomoda. E para isso os procedimentos cirúrgicos vieram para ajudar a minimizar as distorções na aparência

A cirurgia corretiva veio para auxiliar as pessoas que não estão satisfeitas com a aparência e que, por isso, enfrentam dificuldades de se relacionar no trabalho e socialmente.

Gostar do próprio corpo e ter paz com o espelho é importante para sentir-se bem e enfrentar o dia a dia. Entender que cada pessoa é única e por isso tem características que são só suas também é fundamental nesse processo de ser feliz e bonito. Cada pessoa tem a sua própria beleza. "Ninguém é feio", aprendem as crianças na escola.

No entanto, é fato que existe uma busca incessante pela eterna juventude e aí não faltam opções de cremes e procedimentos. E tem também as cirurgias corretivas que se popularizam cada vez mais.

Os especialistas em procedimentos corretivos explicam que a harmonia e a simetria são elementos fundamentais para a beleza humana. Muitos detalhes compõem a estética corporal; a posição do queixo, por exemplo, determina a proporcionalidade da face.

O queixo deve tocar uma linha vertical imaginária que passa pela raiz do nariz. Se o queixo estiver à frente desta linha ou atrás, é sinal de que há alguma deformidade. A pessoa pode achar que seu nariz é grande, mas talvez o problema esteja no queixo, que pode estar posicionado inadequadamente. As alterações na posição do queixo podem ser causadas por deformidades ósseas, que surgem no decorrer do crescimento do indivíduo, ou devido a traumas, fraturas ou tumores. O queixo pode ficar avançado, chamado de retrognatismo ou retrognatia que é um tipo de má-oclusão causada pela posição mais posterior da mandíbula, que pode causar distúrbios do sono, como a apneia, por exemplo.

A cirurgia plástica é uma das alternativas mais recomendadas para posicionar corretamente o queixo. A denominada mentoplastia pode alongar, encurtar, reposicionar, modificar o formato ou corrigir desvios no queixo. A técnica varia conforme o problema e pode lançar mão de próteses de silicone para aumentar a região ou cortes no osso para o reposicionamento. A mentoplastia é procurada principalmente pelas pessoas que possuem o hipomentonismo ou a retrognatia, ou seja, o queixo para trás. Neste caso é feito o implante de uma prótese entre o músculo e o osso, alongando o queixo.

Na intervenção em queixos retraídos a incisão pode ser feita dentro da boca ou na prega entre o queixo e o pescoço para a colocação da prótese, com anestesia local. Quando o queixo é avançado chamado proganatismo, o reposicionamento pode ser feito em toda a mandíbula ou apenas no queixo, de acordo com o diagnóstico médico. Durante a cirurgia o especialista faz um corte no osso e o posiciona para trás. A intervenção é finalizada com a fixação do novo queixo com parafusos.

Alguns pacientes optam por associar a mentoplastia com a cirurgia plástica no nariz, chamada de rinoplastia. O objetivo é alcançar o equilíbrio da face. Esta associação das duas técnicas em um mesmo tempo cirúrgico também pode ser recomendada pelo médico, visando um melhor resultado final.

Ainda segundo os especialistas, de acordo com a complexidade do problema é necessário um tratamento interdisciplinar, que envolve outras áreas da Medicina e principalmente da Odontologia. O paciente é orientado a fazer diversos exames para que seja possível identificar as causas do problema e indicar o melhor tratamento para o caso.

Se você se identificou com alguma das situações descritas, procure um cirurgião plástico (que tenha registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e peça um diagnóstico, estude as possibilidades de correção.

É importante sentir-se bem consigo mesmo e se você está feliz com sua aparência, não faça correções somente para seguir modismos. Pense nisso.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM