Adaptado devido à pandemia, Natal Luz promete ser inesquecível!

A 35ª edição da festa de Gramado não perde o brilho e trará atrações especiais para comemorar o Natal 2020

Por Cezar Guedes em 19/11/2020 às 14:15:17
A magia do Natal é personificada na Trupe de Natal. Com dramatização e música, a verdadeira mensagem natalina faz parte das apresentações do conjunto de personagens que emana bons sentimentos

A magia do Natal é personificada na Trupe de Natal. Com dramatização e música, a verdadeira mensagem natalina faz parte das apresentações do conjunto de personagens que emana bons sentimentos

Oficialmente o Natal Luz deste ano começa no domingo, dia 22 de novembro, mas o clima natalino já está presente em Gramado, cidade serrana do Rio Grande do Sul. Neste ano, devido à pandemia, a programação oficial do evento está adaptada, mas nem por isso menos bela e convidativa. Paralelamente aos protocolos de biossegurança e ao cancelamento de espetáculos em arenas de grande público, o maior evento natalino do Brasil reafirma sua tradição e promove diversas atrações gratuitas ao longo de sua maior edição. Serão 101 dias de celebração do Natal, que vai até o dia 30 de janeiro de 2021.

Uma cena improvável há algum tempo, mas realidade agora. No último dia 07, Papai Noel chegou com seu trenó, acompanhado do seu fiel amigo, o Soldadinho de Chumbo, em sua casa na Vila de Natal, no centro de Gramado, usando máscara de proteção ao novo coronavírus, bem como todos que acompanhavam sua chegada. Assim como outras atrações do evento, o local está cercado de diversos cuidados especiais, tais como número limitado e controle de acessos em função do distanciamento necessário, álcool gel e medição de temperatura. O Papai Noel fica em sua casa das 14 às 18 horas, porém a Vila de Natal funciona diariamente entre 10 e 22 horas.

Final de ano – Natal e Ano Novo – é sempre tempo de celebrar a esperança, deixar de lado o pessimismo e acreditar que tudo pode ser melhor. E nada melhor do que renovar as energias passando alguns dias curtindo os feriados de final de ano em clima de Europa. Uma boa opção para aumentar o seu passeio é hospedar-se nas cidades vizinhas a Gramado, visitar os arredores durante o dia e, à noite, divertir-se com as atrações natalinas em Gramado.

A primeira edição do Natal Luz aconteceu há trinta e cinco anos e, desde então, a cidade vem aprimorando a festa que se transformou em espetáculo. No dia 17 de dezembro, o público poderá relembrar belas imagens dos natais passados com o lançamento do livro "35 anos", devidamente ilustrado com as fotos de Cleiton Thiele, há mais de dez anos o fotógrafo oficial do evento. E tem mais. Para quem gosta de fotos, todos os dias, no Largo Érico Veríssimo, na Praça Major Nicoletti, pode ser conferido a "Exposição Fotográfica Natal Luz Um Olhar", uma mostra do fotógrafo Leonid Streliaev registrando, através de uma sensível e original visão, os espetáculos e os envolvidos em sua realização.

A Cidade Mágica do Natal é lugar de encontros, de imaginação e de fé. Muito disso se deve a decoração, que cria um conceito fantástico e convida a momentos únicos. A cenografia concilia de maneira sublime a alegria e o encantamento, com guirlandas, bolas de Natal, muitas luzes, rotatórias mágicas, soldadinhos quebra-nozes, entre outros. Elementos que dão vida a esse sonho que pode ser apreciado pelas ruas da cidade em meio aos pontos turísticos e estabelecimentos comerciais.

A Rua das Renas nesta 35ª edição do evento prestará homenagem à imigração de Gramado. Vale lembrar que as renas, símbolos característicos do Natal, recebem iluminação especial durante a noite.

A festa começa com o show de acendimento das luzes; todos os dias, às 19 horas, público se une em pensamento positivo para gerar a energia necessária para o funcionamento da usina de força pilotada por funcionários mágicos e é o próprio Papai Noel quem aciona as luzes e toda a cidade se acende num grandioso espetáculo.

A magia do Natal é personificada na Trupe de Natal. Com dramatização e música, a verdadeira mensagem natalina faz parte das apresentações do conjunto de personagens que emana bons sentimentos aos visitantes da Cidade Mágica do Natal.

A integração entre espiritualidade, religião e arte respira viva em um dos eventos mais emocionantes da edição de 35 anos do Natal Luz de Gramado. Serão 35 participações dos músicos da Orquestra Sinfônica de Gramado, a integração entre a música e a liturgia das missas e cultos religiosos será completa, dando uma fusão icônica de erudição e fé.

O tradicional concerto com a Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do consagrado Maestro Linus Lerner, resgatará a espiritualidade e os sentimentos mais profundos do Natal em sua essência, apresentando músicas especialmente selecionadas, com transmissão online.

A Caravana da Coca-Cola, tradicional desfile de caminhões iluminados, estará presente em Gramado novamente este ano, enchendo os corações dos visitantes de alegria e esperança.

Se a magia é viva e percorre cada cantinho do coração das pessoas e da Cidade Mágica de Natal, o que dizer do "Rotas e Notas", um palco móvel, que percorre diversos pontos de Gramado, levando sobre si apresentações artísticas para quem quer viver a magia? Trata-se de uma linda, inovadora e emocionante atração dos 35 anos de "Natal Luz de Gramado". Esse palco móvel contará com um toque de raridade especial, o Grupo Dreams/American OldTruck forneceu o modelo GMC W500 "Marta Rocha", de 1958, para abrilhantar ainda mais a ação.

Para quem decidiu viajar até Gramado, chegando lá a melhor maneira é seguir o roteiro informativo da programação do "Natal Luz". E o que dizer da culinária local? Todos os pratos são inspirados principalmente na cozinha alemã e italiana. E não deixe de provar o chocolate que tem em Gramado.

Além do artesanato produzido por artistas locais, Gramado oferece uma infinidade de lojas com artigos alusivos ao Natal, com muitos enfeites e souvenires. Imperdível ainda é uma visita às lojas que vendem relógios cucos e carrilhões, localizadas na Avenida Borges de Medeiros.

Outro ponto que deve ser visitado é a Casa do Colono, que fica na Avenida Borges de Medeiros. Ali pode ser encontrado o melhor da culinária típica daquela região, entre geleias, bolos, pães e cucas confeccionadas na hora, em fornos à lenha instalados naquele local. Imperdível.

Tome as devidas precauções ao combate à Covid-19, faça as malas e programe a sua viagem. Vá curtir o final de ano em Gramado!



A magia do Natal é personificada na Trupe de Natal. Com dramatização e música, a verdadeira mensagem natalina faz parte das apresentações do conjunto de personagens que emana bons sentimentos aos visitantes da Cidade Mágica do Natal

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha