Eleições em Araruama: MP recebe denúncia de supostas candidaturas "laranjas" apenas para compor cotas de mulheres nas nominatas

Por Cezar Guedes em 26/11/2020 às 09:37:00

Os partidos Republicanos e PT, cada um com vereador eleito no último dia 15, podem ter lançado mão de candidaturas femininas apenas para cumprir a cota de gênero determinada pela legislação. Pelo menos é o que aponta representação feita junto ao Ministério Público que atua perante a 92ª Zona Eleitoral, no município de Araruama, no estado do Rio de Janeiro. Se for aceita pela Justiça e considerada procedente em processo transitado em julgado, os candidatos Sergio Murilo (Republicanos) e Sargento Raimundo (PT), declarados eleitos com 876 e 453 votos, respectivamente, poderão perder os mandatos.

A denúncia foi feita pelo vereador José Rodolfo Silva Siqueira de Oliveira, mais conhecido na cidade como Rodolfo Buda, que tentou a reeleição pelo PSC e apesar de somar 1.298 votos – votação superior a de oito concorrentes eleitos –, ficou como primeiro suplente de sua legenda.

Pelo que está na representação, um candidata do Republicanos, que não teve um voto sequer, não teria aberto conta bancária para campanha e nem teria pedido votos, mesma situação de uma professora que "concorreu" pelo Partido dos Trabalhadores e teve apenas um voto. "Não há notícia de que as candidatas sequer tenham procedido às aberturas das contas bancárias, levando a farsa de suas candidaturas de formas caricatas até o seu termo final. As informações, com a devida vênia, são graves indícios de fraudes cometidas pelas candidatas em benefícios de candidaturas do gênero masculino", diz um trecho do documento.

*O espaço está aberto para manifestação dos diretórios do Republicanos e do PT em Araruama.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM