Silva Jardim: candidato a prefeito mais votado e quatro declarados eleitos para vereador poderão não ser diplomados

Por Cezar Guedes em 07/12/2020 às 20:38:53
Jaime e os candidatos a vereador ainda pode recorrer ao TSE

Jaime e os candidatos a vereador ainda pode recorrer ao TSE

Julgando nesta segunda-feira (7) recursos impetrados contra a candidatura majoritária do PROS em Silva Jardim e todas as proporcionais pelo partido, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro decidiu pela impugnação do registro do candidato a prefeito Jaime Figueiredo, porque o partido estava em situação irregular no município quando realizou a convenção para escolha de seus candidatos. Foram tomadas decisões em dois processos diferentes e em ambos o resultado foi de 5 a 2 pelo indeferimento. Com isso também perdem os registros os candidatos a vereador do PROS, quatro deles declarados eleitos: Cleber do Mato Alto, Rostan da Academia, Bebeto e Dinha de Vivaldo.

O partido ainda pode apresentar recurso no Tribunal Superior Eleitoral, mas prevalecendo a decisão os eleitores de Silva Jardim voltam às urnas em pleito suplementar e os votos para vereador serão retotalizados, para que possa ser feita uma nova distribuição das cadeiras da Câmara Municipal.

Conforme o Jornal dos Município já havia informado na matéria "Barbeiragem" pode derrubar chapa formada por PROS e PSL em Silva Jardim e ainda prejudicar os candidatos a vereador das duas legendas, publicada no dia 10 de outubro, o Partido Republicano da Ordem Social não estava devidamente formado no município de Silva Jardim quando realizou convenção para apontar os candidatos a prefeito e a vereador.

O PROS realizou sua convenção no dia 15 de setembro, só que nessa data a comissão provisória que forma o diretório municipal não tinha vigência. Uma simples consulta no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias da Justiça Eleitoral mostrou o órgão provisório partido no município tinha perdido a vigência no 10 de setembro, situação que só foi regularizada depois que a convenção já tinha sido realizada.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM