PF investiga desvio de recursos públicos do Into: ex-deputado pastor é um dos investigados

Por Cezar Guedes em 09/12/2020 às 21:59:20
Floriano, ao votar pelo impeachment de Dilma Roussef fez questão de mostrar o cartaz como o

Floriano, ao votar pelo impeachment de Dilma Roussef fez questão de mostrar o cartaz como o "Tchau, querida!"

Pastor da Igreja Mundial do Poder de Deus, o ex-deputado federal Francisco Floriano é um dos alvos da da Operação Talha, realizada nesta quarta-feira (9) em Brasília e no Rio de Janeiro pela Polícia Federal, que apreendeu R$ 168.100 na residência de um dos investigados. A PF cumpriu na parte da manhã mandados de busca e apreensão em casas e escritórios nas duas cidades. Os investigados são suspeitos de desviar recursos públicos no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), localizado na capital fluminense.

As ações de hoje foram determinadas a partir da Operação Fatura Exposta, realizada em 2017, quando as investigações apontavam para a atuação de organização criminosa especializada no desvio de recursos públicos destinados pelo governo federal a unidades de saúde no Estado do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com as investigações, "foram encontrados fortes indícios da atuação do ex-parlamentar na nomeação de diretores do Into e na influência direta em questões administrativas do hospital e até mesmo na marcação de exames e cirurgias de pessoas de seu interesse".

O ex-deputado "é suspeito de exigir vantagens ilícitas a pretexto de conseguir a liberação de recursos de emendas parlamentares para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, recursos que eram posteriormente desviados pela organização criminosa desarticulada nas operações da PF Fatura Exposta e Ressonância".

Os agentes estiveram em dois endereços de Francisco Floriano. Um na Tijuca, na Tijuca, e na Penha, ambos na Zona Norte do Rio, nos quais foram apreendidos computadores.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM