Prestes a completar 90 anos, Silvio Santos espera vacina para voltar ao ar

O apresentador e empresário continua comandando com mãos de ferro seus negócios diretamente de sua casa, mas só volta a gravar seu programa quando a pandemia passar

Por Cezar Guedes em 11/12/2020 às 12:48:17
Há mais de 58 anos Silvio Santos brilha frente às câmeras trazendo alegria e descontração em seu programa dominical, sempre com a companhia de suas fieis colegas de trabalho / Lourival Ribeiro

Há mais de 58 anos Silvio Santos brilha frente às câmeras trazendo alegria e descontração em seu programa dominical, sempre com a companhia de suas fieis colegas de trabalho / Lourival Ribeiro

É impossível retratar a vida de sucesso de Silvio Santos em apenas alguns parágrafos. O apresentador e empresário ícone da televisão brasileira e sem dúvida alguma, a personalidade mais popular do país, devido à pandemia está recluso em sua mansão no Morumbi, na capital paulista, desde março. Em junho deste ano seu programa completou 58 anos no ar, mas o "Homem do Baú" não pode comemorar junto às suas colegas de trabalho mais esta marca de sua atração. Silvio já avisou que só volta a gravar seu tradicional programa dominical quando for lançada uma vacina eficaz, capaz de proteger da Covid-19, enquanto isso, as noites de domingo do SBT são animadas por reprises de um apanhado de quadros de vários anos do "Programa Silvio Santos". Assim a emissora mantém a tradição e o telespectador não fica sem a companhia de seu ídolo.

Silvio Santos nasceu Senor Abravanel, no dia 12 de dezembro de 1930, no Bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, portanto, no próximo sábado estará completando 90 anos. Avesso às comemorações, Silvio prefere reunir somente a família para apagar as velinhas, geralmente em sua casa em Celebration, nos Estados Unidos, na qual também costuma passar todo o período de festas de fim de ano e também suas férias, que geralmente vão até março. Mas como 2020 é um ano atípico, Silvio deverá se manter no Brasil.

Em 1946, o jovem Senor começou a vender capas de títulos de eleitor, como camelô. Começava aí sua carreira de sucesso como empresário. Hoje, o Grupo Silvio Santos possui mais de 30 empresas distribuídas em diferentes setores. As seis filhas de Silvio Santos: Cíntia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata, estão envolvidas em algum setor do Grupo. Com atenção e dedicação, Silvio instruiu cada uma delas para que possam dar continuidade aos negócios. Um orgulho para o pai.

Em 1954, Silvio Santos fazia sucesso animando a barca que ligava o Rio a Niterói. No mesmo ano, Silvio foi chamado por Manoel de Nóbrega para trabalhar como animador em seu programa de grande audiência na Rádio Nacional. Manoel de Nóbrega estava vivendo uma situação complicada no "Baú da Felicidade". Ele pediu para Silvio Santos ajudá-lo ficando na sede da empresa. Silvio se envolveu com o negócio e viu que se o "Baú" fosse bem administrado, a empresa se tornaria um grande negócio. A situação foi estabilizada, Manoel percebeu o empenho de Silvio e deu o "Baú da Felicidade" de presente para o amigo.

Em 25 de março de 1981, o presidente João Figueiredo divulgou que Silvio Santos havia ganhado a concessão de quatro canais de televisão. Nascia, assim, oficialmente o Sistema Brasileiro de Televisão. O SBT atualmente briga com Record para se manter no segundo lugar na guerra da audiência e o "Programa Silvio Santos" é uma das atrações de maior Ibope da emissora.

O "Programa Silvio Santos" é o programa que há mais tempo permanece no ar em todo o mundo, com o mesmo apresentador. Desde a década de 50, Silvio Santos comandava diversas atrações na TV Paulista, canal 5, tornando-se já um grande nome da televisão da época. Em 1963, Silvio encontra a possibilidade de locar duas horas na programação dominical da emissora, que ficava fora do ar até o início das transmissões de jogos de futebol. Assim, ele decidiu reunir o conteúdo dos programas que já havia apresentado, somando novos quadros e criou em 2 de junho daquele a no o "Programa Silvio Santos". No primeiro ano, além de entrevistar cantores da época, brincar com o público que se aglomerava na porta do canal, na Rua das Palmeiras, região central de São Paulo, Silvio comandou seu primeiro programa de calouros: "Cuidado com a Buzina", onde o "Chacal" tentava eliminar os candidatos do dia. Nos anos seguintes, devido ao sucesso da atração, novos quadros foram sendo criados, e o programa passou de duas para oito horas na programação dominical. Grandes sucessos da época como "Corrida da Bola Branca", na qual artistas eram sorteados em um grande globo de bolas brancas para cantar suas músicas, e "Pergunte e Dance", uma gincana de perguntas e respostas de fãs com seus ídolos, tornaram o programa líder de audiência. "Em Rainha por Um Dia", Silvio Santos foi pioneiro em repaginar o visual de donas-de-casa transformando-as em mulheres lindas e elegantes. A partir de 1969 o programa passa a ser transmitido para todo o Brasil, e, com a novidade, surgem várias atrações como "Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos", sendo uma divertida competição de dança entre os maiores cantores da época.

Nos anos 70, surgem os sucessos "Só Compra Quem Tem", "Arrisca Tudo", "Show da Loteria Esportiva", "Boa Noite Cinderela", "Show de Calouros", "Qual é a Música", "Domingo no Parque" e "Namoro na TV"; programas que marcaram uma geração. Já na década de 80 estreiam "Porta da Esperança" – que atendeu mais de 5000 pedidos – "Tudo por Dinheiro", "Show de Prêmios" – com o divertido "Jogo dos Pontinhos" – e "O Preço Certo". Em 1991 chega à vez do "Topa Tudo por Dinheiro", um dos maiores sucessos da década, que trouxe muita diversão e brincadeiras no final de domingo aos lares brasileiros. Também vão ao ar "Hot Hot Hot" e "Em Nome do Amor", com o inusitado baile do "Namoro ou Amizade". Na década de 2000, três grandes sucessos conquistam o público: "Show do Milhão", que prendia o telespectador a cada resposta quando Silvio perguntava "Você está certo disso?"; o reality show que marcou uma nova era na TV brasileira: "Casa dos Artistas"; e o game "Roda a Roda".

Em 2008 estreia a nova versão do "Programa Silvio Santos", reunindo quadros, shows, variedades, brincadeiras e jogos realizados em sua história, além das "Câmeras Escondidas", que fazem sucesso mundial, tornando as noites de domingo perfeitas para reunir a família e iniciar a semana mais leve.

Mesmo depois de tantos anos no ar, Silvio Santos nem pensa em se aposentar. Pretende continuar a animar suas colegas de trabalho por muito tempo ainda.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM