Filmes natalinos para alegrar o final de ano

Natal, a data mais esperada do ano é tema para todos os gostos e uma boa distração para este momento de pandemia

Por Cezar Guedes em 13/12/2020 às 14:54:45

E vem chegando o Natal... É época do ano perfeita para celebrar a união e estreitar ainda mais os laços com pessoas queridas. Para deixar tudo com um clima ainda mais especial, certas coisas não podem faltar, como uma bela decoração, os presentes carinhosos, as comidas mais saborosas e, claro, o famoso amigo-secreto, ou amigo oculto. E esse clima de amor e esperança sempre foi muito bem retratado na telona.

O tema natalino em filmes é sinal de boa bilheteria nos cinemas e ótima audiência na televisão e agora também nos serviços de streaming. Este ano, devido à pandemia e ao novo normal que estamos vivenciando, muitas famílias não poderão se encontrar como nos natais passados, mas o espírito natalino não pode morrer nunca! E nada melhor que entrar neste espírito assistindo a um filme com papai-noel, trenó, renas, presépios e muita neve. Neve! Mas no Brasil não temos neve! É isso mesmo, não temos neve, mas um bom filme natalino tem que ter cenas com bonecos de neve, com uma cenoura no nariz e uma nevasca que vai impedir o mocinho de chegar para comemorar o Natal com a família. Fórmula clássica dos filmes hollywoodianos natalinos que os brasileiros amam.

Mas fazer um filme de Natal com ingredientes tupiniquins também é possível. "Tudo Bem no Natal que Vem", o natal à brasileira da Netflix e "10 Horas Para o Natal", da Paris Entretenimento que está sendo exibido nas telonas, é prova concreta que o cinema nacional sabe fazer um bom filme sobre o tema.

Estrelado por Leandro Hassum, "Tudo Bem no Natal que Vem" é um dos lançamentos que estreou globalmente na Netflix e já é um dos filmes mais assistidos do serviço de streaming. A trama apresenta o tradicional Natal brasileiro misturando muita comédia e momentos emocionantes. ""Tudo Bem no Natal que Vem" é um filme que fizemos para divertir as famílias, fazer um carinho e emocionar a todos, especialmente em um ano tão atípico e em uma data tão memorável, em que todos nós precisamos deste acolhimento e sentimento de pertencimento", opina Leandro Hassum sobre o longa.

Considerado o primeiro filme natalino brasileiro a estrear na telona "10 Horas Para o Natal", longa protagonizado por Luis Lobianco, é divertido e engraçado. Marcos Henrique (Luis Lobianco) é pai de Julia (Giulia Benite), Miguel (Pedro Miranda) e Bia (Lorena Queiroz), três crianças espertas e apaixonadas pelas festas de fim de ano da família Silva. O trio, que vive brigando por tudo, vai ter que se unir se quiser fazer que o plano para juntar os pais Marcos Henrique e Sônia (Karina Ramil) na ceia de Natal, dê certo. Eles decretam uma trégua e partem sozinhos para a rua mais movimentada de São Paulo, a 25 de Março, considerada o maior centro comercial a céu aberto da América Latina. E, claro, se metem em altas confusões e vivem aventuras divertidas e perigosas pela cidade. Os irmãos terão que organizar o Natal da família e ainda enfrentar um vilão que não perdoa nem criancinhas: o tempo. É que só faltam 10 horas para o Natal!

Todos os serviços de streamings estão recheados de títulos natalinos que divertem, emocionam e até dão medo, por que não? Desde lançamentos até clássicos que marcaram a infância de muita gente.

Muitos podem considerar de mau-gosto, mas existem filmes de terror que têm o clima natalino como fundo de suas tramas. Este é o caso de "Natal Sangrento", que já teve várias versões, sendo a mais recente no ano passado. "Krampus: O Terror do Natal", de 2015; "Natal Negro", de 2016; e "Anna e o Apocalipse", de 2017, são outros exemplos.

Quem não se lembra das aventuras de Kevin? Personagem de Macaulay Culkin que se tornou conhecido mundialmente ao protagonizar o garoto que é esquecido em casa pela família, na véspera de Natal, em "Esqueceram de Mim", sucesso de bilheteria nos cinemas em 1990 e que virou um verdadeiro clássico natalino. Outro clássico que ainda arranca gargalhadas e que recentemente foi exibido na tela do SBT é "Férias Frustradas de Natal", de 1989, com o inigualável Chevy Chase, vivendo Clark Griswolds, famoso personagem da trilogia "Férias Frustradas".

As belas músicas natalinas encantam a todos e oferecem alegria e nostalgia. "Uma Canção de Natal", de 2015, possui o roteiro de Jennifer Notas Shapiro e é o primeiro filme a ser dirigido por ninguém menos que Mariah Carey.

São inúmeros os filmes já lançados com o tema natalino, mas a comédia, sempre dá o tom e diverte o espectador. A animação "A Estrela de Belém", de 2017; "Um Natal Brilhante", de 2006; e "Um Natal Muito Louco", de 2004, são os destaques. É diversão garantida para toda a família.

Para quem não dispensa um bom romance natalino a dica fica por conta de "Uma Segunda Chance para Amar", de 2019; "Surpresas do Amor", de 2008; e "Um Passado de Presente", de 2019. Filmes que vão aquecer os corações dos mais românticos.

Muito se fala em Papai Noel nos filmes natalinos, mas pouco é lembrando o nascimento de Jesus, data celebrada no Natal dos cristãos. "O Primeiro Natal", de 2013; "O Presente Perfeito", de 2010; e "Feliz Natal", de 2005, são filmes que trazem em seu conteúdo o significado do Natal no sentido de esperança para a humanidade, através de Cristo, como proposta de união baseada no amor e no perdão.

A lista de filme com tema natalino é imensa e tem para todos os gostos. Basta fazer uma pesquisa rápida na Internet e escolher o seu preferido para assistir e celebrar a data.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha