PT é suspeito de forjar candidaturas fictícias em Araruama

Por Cezar Guedes em 15/12/2020 às 16:30:10
Já está tramitando na Justiça Eleitoral Ação de Investigação Judicial (AIJE) contra o Partido dos Trabalhadores. O PT é suspeito de forjar candidaturas fictícias femininas nas eleições municipais de Araruama. Segundo a legislação, pelo menos 30% dos partidos devem ser integrados, por candidatos de gêneros diferentes. Segundo a denúncia, "PT não tinha candidaturas femininas suficientes" e lançou . Assim, lançou mulheres candidatas que efetivamente não participaram do pleito. O objetivo da AIJE é impedir a diplomação dos eleitos e respectivos suplentes, assim como invalidar a votação dos 26 candidatos - 18 homens e oito mulheres - que participaram do pleito pela agremiação. O partido elegeu apenas um representante, o militar reformado Raimundo Alberto de Souza.

A origem do pedido de investigação aponta uma suposta fraude tendo como pivô a candidata Mirian Mello dos Santos. Ela obteve apenas um voto, auferido na seção eleitoral 218. Ocorre que a seção de votação da candidata é a 007. Ali nenhum voto foi registrado em seu nome. Ou seja: ou a candidata não votou, ou anulou o voto, ou votou em branco.
Estranhamente, verificou-se em seu perfil de Facebook um total de 723 registrados em sua página como amigos.Mas no lugar de pedir voto para sua candidatura, Mirian optou por apoiar Marcos Peixeiro, do MDB (15.660), pai de sua filha.
- O PT registrou a referida candidatura de Mirian apenas para cumprir formalmente a condição indispensável a sua participação nas eleições proporcionais - de vereadores. Caso a candidatura não fosse registrada, o partido teria apenas 26,92% de candidatas do sexo feminino. Número abaixo dos 30%, exigidos pela legislação eleitoral.
De acordo com o advogado Pablo Correa, que propõe a AIJE, o partido induziu a Justiça Eleitoral a erro - o registro de candidatura foi aceito em 6 de outubro - e incorre nos crimes de abuso de poder, pois as candidaturas, segundo a denúncia, eram falsas. Além do PT, os candidatos alvos da AIJE são:

RAIMUNDO ALBERTO DE SOUZA, (eleito),
MIRIAN MELLO DOS SANTOS
VINILCE ANNE BEZZERA FREITAS
REGINALDO FIALHO DOS PRAZERES
ADEMIR DA CUNHA ALVES
ANDRELINA SILVA BARBOSA
AURELINO MARQUES DE LEMOS FILHO
PAULO ROBERTO MARQUES FILHO
REGIANA BRASILIENSE COELHO PINTO
GUSTAVO DO NASCIMENTO DOMINGOS
EUNICE LOPES DOS SANTOS
EVANDRO ALÍCIO DA SILVA,
DIEGO DE AZEVEDO MARTINS
JOSÉ EDUARDO FEREIRA ANTUNES
JOSÉ ANTÔNIO ALVES,
ELIANA MONTEIRO NAZARE
RAONI MIZUMOTO PIMENTAL
ROSILDA CORDEIRO DE SOUZA
MARCIO DA CONCEIÇÃO CARDOSO
PAULO RENATO LINS VILASSA
DIOGO GOMES DA SILVA
MARLOS VALLADARES SOARES
EDVANDO PEREIRA DA SILVA
PAULO JEOVANI GONÇALVES MARINHO
DANIEL DE JESUS SANTOS
RHAYSSA JERONYMO ALVIM
Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha