Republicanos de Araruama corre risco de ter votação anulada

Partido é acusado de fraudar cota eleitoral de gênero

Por Cezar Guedes em 16/12/2020 às 13:43:11
As Ações de Investigação Eleitoral (AIJE) não param de pipocar no fórum de justiça de Araruama. A exemplo do PT, o alvo da vez é o Republicanos. O partido é suspeito de usar candidaturas femininas fictícias ou laranjas no pleito municipal para as eleições proporcionais - de vereador. Por lei, pelo menos 30% dos candidatos devem ser de um ou outro gênero
Até 3 de outubro, o partido não havia preenchido a cota. Havia nos quadros 15 homens e seis mulheres, percentual de 28,57%, abaixo dos 30% determinados. O problema foi resolvido com a inscrição de Danielle Reis Botelho, alcançando assim o percentual de 31,82%.
Em 15 de novembro, dia do pleito eleitoral, Daniele foi à sua seção votar, mas para surpresa geral ela não obteve nenhum voto. Ou seja, a candidata sequer votou em si mesma, obtendo zero votos." Denota-se que o Partido registrou a referida candidatura de Daniele Reis Botelho apenas para cumprir formalmente a condição indispensável a sua participação nas eleições proporcionais, qual seja,seja, a formação da sua lista de candidatas ao Legislativo com pelo menos 30% de mulheres", diz o termo da petição proposta pelo advogado Pablo Corrêa.
As coisas ficaram mais estranhas quando se percebe que nenhuma propaganda eleitoral foi feita em favor da candidata. Sequer em seu Facebook havia menção de sua candidatura. Para piorar, a prestação de contas da candidata não apresentou nenhuma movimentação financeira.
Por conta da suposta possibilidade de fraude, pleiteia-se a anulação de todos os votos auferidos pelos 22 candidatos do partido e a cassação de toda a chapa da agremiação pelo mesmo motivo. De quebra suspender a diplomação dos candidatos, prevista para ocorrer ainda este mês.
.


Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM