MPF DENUNCIA PREFEITO DE MACAÉ POR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO

Por Cezar Guedes em 22/12/2020 às 17:19:35
Rui Porto Filho/PMM

Rui Porto Filho/PMM

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou ontem (21) o prefeito de Macaé, Aluizio dos Santos (foto), por um suposto esquema de corrupção envolvendo o Município e a prestadora de serviços Odebrecht Ambiental. Também foram denunciados na ação, três de seus assessores e três executivos do grupo empresarial.
O MPF aponta que foram pagos propinas no valor de R$ 1,440 milhão como contrapartida "para o Município não criar embaraços para a parceria público-privada com a Odebrecht Ambiental no mandato iniciado em 2013". "O MPF na 2ª Região (RJ/ES) se baseou em investigação que corroborou revelações de executivos do grupo Odebrecht cúmplices no esquema e que se tornaram colaboradores da Justiça - incluindo o ex-presidente da Odebrecht Ambiental que autorizava os pagamentos indevidos", diz o Ministério Público Federal.
Por meio de quebra de sigilo telemático - sigilo de dados de informática - , autorizadas pelo Tribunal Regional Federal da 2a região, descobriu-se que um dos assessores do prefeito compareceu ao endereço previsto para a entrega de R$ 270 mil em junho de 2014.
Além do prefeito, o MPF denunciou Jean Vieira de Lima (procurador do Município), Marcos André Riscado de Brito (ex-Controlador em Macaé), Welton Carlos Arantes Vasconi (intermediário para Dr. Aluízio) e três ex-executivos da Odebrecht: Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis (ex-presidente da Odebrecht Ambiental), Renato Amaury de Medeiros (ex-diretor da Odebrecht Ambiental) e Fernando Fernandes Meias Bessa (ex-diretor da Odebrecht Ambiental/Macaé).
Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha