Prefeito de Macaé inicia mandato com derrota na Câmara

Por Cezar Guedes em 03/01/2021 às 00:17:43

O ano legislativo só começa em 2 de fevereiro, mas o novo prefeito de Macaé, Welberth Rezende (foto) já amarga sua primeira derrota. Na sessão extraordinária para escolher a nova Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores, nove dos 17 parlamentares votaram em Cesinha: Edson Chiquini (PSD), Paulo Paes (DEM), Tico Jardim (Pros), Rafael Amorim (PDT), George Jardim (PSDB), José Prestes (PTB), Professor Michael (Patriotas), além do próprio Cesinha.

Nos bastidores, a derrota de Thales Coutinho, que era apoiado por Welberth, é creditada a articulação política de Paulo Paes (DEM), George Jardim (PSDB), José Prestes (PTB) e Amaro Luiz (PRTB) . A intenção desse grupo era impedir que o Secretário Municipal da Casa Civil, Eduardo Coutinho (Podemos), presidente da Câmara no biênio 2019/2020,"comandasse" o Legislativo por meio de seu filho, Thales Coutinho. Eduardo seria a ponte entre o Gabinete do prefeito e o presidente da Câmara

Manobras vinham sendo feitas pelo grupo do prefeito desde o dia 16 de novembro, em torno de um "chapão". A intenção era obter apoio de 13 vereadores. Para isso, cargos estariam sendo negociados.

O prefeito e seu grupo não levaram em conta a grande renovação na Câmara: apenas cinco vereadores haviam sido reeleitos. Dessa forma, não foi difícil para Cesinha atrair o apoio de Edson Chiquini, Rafael Amorim, Professor Michel e Tico Jardim para seu grupo.

Como vereador mais votado, Cesinha esperava que Eduardo e vereadores da legislatura passada cumprisse o acordo e apoiá-lo, porque este era o pacto combinado. Como isso não ocorreu, Cesinha procurou outros desafetos de Eduardo como Paulo Paes, George Jardim, e José Prestes.

Além disso, Tico Jardim acompanhou Cesinha, que é seu tio e padrinho políticos.

Em tempo votaram em Thales: Alan Mansur (Cidadania), Luciano Diniz (Cidadania), Luiz Matos (Republicanos), Guto Garcia (PDT), Reginaldo do Hospital (Pode), Rond Macaé (Patriota) e Iza Vicente (Rede).

A Mesa Diretora da Câmara sob a presidência de Cesinha será composta também por Edson Chiquini como vice-presidente, Rafael Amorim como 2º vice-presidente, Professor Michel como 1º secretário e Tico Jardim como 2º secretário.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM