Tancredo Neves, o presidente que não tomou posse

Por Cosme N Braga em 07/01/2021 às 11:47:43
Tancredo Neves marcou a história política do Brasil como presidente da República. A sua doença e falecimento causaram comoção nacional em 1985

Tancredo Neves marcou a história política do Brasil como presidente da República. A sua doença e falecimento causaram comoção nacional em 1985

Tancredo de Almeida Neves foi eleito presidente do Brasil e não chegou a tomar posse do cargo por motivo de falecimento. No entanto, o político faz parte da galeria dos ex-presidentes da nação.

Tancredo Neves nasceu na cidade mineira de São João Del Rei, no dia 03 de março de 1910. Formado em Direito, ingressou na política em 1935; no ano de 1947 tornou-se líder da oposição mineira, marca que carregou durante a sua trajetória. Na década de 1950 ocupou ministérios no Governo Getúlio Vargas seguindo com sua carreira política na capital federal nos anos seguintes. Em 1982 foi eleito governador de Minas Gerais e, a partir daí, Tancredo engajou-se no movimento de redemocratização do Brasil e no "Diretas Já", movimento em prol de eleições diretas para presidente da República, o qual naquela ocasião não teve sucesso.

No dia 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil através de voto indireto do Colégio Eleitoral. No entanto, o presidente eleito começou a sentir fortes dores abdominais e precisou submeter-se a várias cirurgias. Devido à enfermidade do presidente, o vice José Sarney tomou posse no dia 15 de março, enquanto Tancredo seguia hospitalizado em estado crítico. O estado de saúde de Tancredo Neves causou comoção nacional até que faleceu no dia 21 de abril, vitimado por uma infecção generalizada, segundo boletins médicos. O seu sepultamento em São João Del Rei foi transmitido pela televisão, em rede nacional.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha