A guerra contra a celulite continua

Apesar dos avanços na cosmética, a celulite ainda é uma das maiores preocupações quando o assunto é estética

Por Cosme N Braga em 14/01/2021 às 12:19:37
A drenagem linfática continua sendo um dos tratamentos mais procurados nas clínicas de estética. Além de enorme sensação de bem-estar, promove a eliminação das toxinas do organismo / GB Imagem

A drenagem linfática continua sendo um dos tratamentos mais procurados nas clínicas de estética. Além de enorme sensação de bem-estar, promove a eliminação das toxinas do organismo / GB Imagem

Os cosméticos evoluíram bastante e ajudam muito quando o assunto é manter a saúde e jovialidade do corpo, no entanto a celulite continua apavorando as mulheres. Existe uma verdadeira guerra em andamento contra a retenção de líquidos e a má circulação. Assim, tanto as academias quanto as clínicas de estética atendem muitas mulheres que querem se livrar as famigeradas "cascas de laranja" e também buscam a prevenção da celulite.

E, como ficam nos homens nessa história? Os sortudos não sofrem com isso porque não passam pela "dança dos hormônios" que mensalmente bombardeia as mulheres. O metabolismo deles é outro.

Não é segredo que a celulite pode ser prevenida, cortando da dieta as comidas e bebidas industrializadas, as frituras, os doces e praticando atividade física.

Na área da estética existe uma infinidade de produtos que prometem melhorar o aspecto da pele com celulite, mas a drenagem linfática continua sendo um dos métodos mais eficazes, aliados a outros procedimentos e cosméticos específicos.

A drenagem linfática estimula o organismo a eliminar as toxinas através do sistema linfático. Para entender um pouquinho, o sistema linfático é formado por pequenos canais pelos quais transita a linfa, uma substância importante em nosso organismo responsável pela limpeza das células. Assim, quando é ativado, todas as substâncias tóxicas vão para a corrente sanguínea e são eliminadas através da urina. O resultado é que diminui os inchaços, estimula a desintoxicação, oxigena os tecidos e, ainda, promove o relaxamento muscular.

É bom lembrar que a drenagem linfática deve ser feita por pessoas especializadas que tenham sido preparadas profissionalmente, geralmente este tipo de tratamento é oferecido em clínicas de estética. O tratamento deve ser feito com movimentos leves e precisos, deslizando sobre o trajeto dos vasos linfáticos.

Para resultados mais eficazes, é interessante aliar a drenagem linfática a outros procedimentos. Um deles é a corrente russa, também chamada de estimulação russa, que através de um aparelho de eletroterapia ativa o tônus muscular, potencializa os efeitos da drenagem linfática e combate a flacidez.

O aparelho é composto por vários eletrodos que são colocados sobre a pele e em pontos específicos, como no ventre, região dos glúteos, coxas e parte interna das coxas e em outras regiões a serem tratadas. Tais eletrodos são ligados ao aparelho que manda o estímulo aos músculos através de corrente elétrica. Os estímulos promovem a contração involuntária dos músculos.

A vantagem deste tipo de tratamento é que não é invasivo e é indolor. Especialistas neste assunto explicam que dez minutos da aplicação desta técnica sobre o abdômen equivale a 400 abdominais praticados de forma correta. Músculos tonificados resultam em pele mais firme e menos celulite.

Geralmente não existem restrições para se aplicar a drenagem linfática e a corrente russa, mas pessoas que tem tumores nos gânglios, câncer, trombose, insuficiência renal, processos inflamatórios ou marca passo devem ter cuidado com este procedimento. As mulheres grávidas devem conversar com seus médicos sobre o assunto.

Para resultados mais satisfatórios, recomenda-se uma sequência de dez sessões, feitas três vezes por semana.

A drenagem linfática não eliminará totalmente a celulite e flacidez, mas promove melhora acentuada no aspecto da pele. E proporciona enorme bem-estar.

De novo, lembrando, cuidado com a picaretagem de plantão também neste segmento. Procure clínicas estéticas devidamente registradas e com profissionais no assunto.

E, nestes tempos de pandemia, não se esqueça da prevenção. Use máscaras e lave constantemente as mãos.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha