O Dia Internacional da Mulher

Por Cosme N Braga em 04/03/2021 às 08:12:32
Muita coisa mudou desde aquele

Muita coisa mudou desde aquele "primeiro ato de rebeldia", em março de 1857. Vencendo muitos desafios, a mulher foi conquistando o seu lugar numa sociedade dominada pelos homens. / GB Imagem

A data foi estabelecida em homenagem às operárias têxteis que, em 08 de março de 1857, desencadearam em Nova Iorque, Estados Unidos, a primeira greve feita somente por mulheres.

A principal reivindicação, isto é o pedido, das grevistas era a redução do horário de trabalho. A resposta dos patrões, entretanto, foi atear fogo nas instalações da fábrica, o que resultou na morte de dezenas de grevistas.

Para marcar este acontecimento, a Conferência Internacional das Mulheres propôs em 1910, que todo ano, o dia 08 de março, seria dedicado à mulher.

O exemplo das grevistas norte-americanas incentivou todas as mulheres do mundo a prosseguir a sua luta. Se antes a ideia era apenas reduzir a jornada de trabalho, agora a lista das reivindicações inclui igualdade de direitos, participação nas decisões mais importantes, controle da natalidade e autonomia sobre seu corpo e maior respeito por parte da sociedade.

Ao lado desses pedidos podemos acrescentar direito à Educação e Saúde para os filhos enquanto as mães estão no horário de trabalho e o fim da discriminação sobre o sexo feminino.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM