LÍDER DA REVOLTA DA CHIBATA É HOMENAGEADO EM SÃO JOÃO DE MERITI

Por Cezar Guedes em 16/03/2021 às 13:06:10

Há muito tempo nas águas da Baía da Guanabara, João Cândido Felisberto e outros 250 marinheiros apontaram os canhões do couraçado São Paulo contra a cidade do Rio de Janeiro. Eles abririam fogo, caso o presidente Hermes da Fonseca não viesse a bordo e revogasse a Lei da Chibata. O heroismo, daquele marujo negro e de seus companheiros ecoou no tempo e na sexta-feira 12, uma placa com seu nome foi fixada no muro de sua antiga casa, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

. Em 2019, o militar entrou para o livro de Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro com a sanção da Lei 8.623/19, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), deputado André Ceciliano (PT) e do deputado Waldeck Carneiro (PT). A placa foi fixada onde atualmente vive Adalberto Cândido, o Sr. Candinho, filho de João Cândido.

Os autores da honraria compareceram ao evento para prestigiar a iniciativa da Casa da Cultura - Centro de Formação Artística e Cultural da Baixada Fluminense, que hoje celebra 30 anos de existência, junto com os deputados Marcelo do Seu Dino (PSL) e Valdecy da Saúde (PHS). Criado pela Lei 5.808/10, o livro de heróis já tem os nomes de figuras como Dom Hélder Câmara, Leonel Brizola e Tiradentes incluídos.

Segundo o instituto, a homenagem foi idealizada para fortalecer a luta pela inclusão do nome de João Cândido no Livro de Heróis Nacionais. "É preciso dar conhecimento à trajetória de João Cândido e possibilitar que o seu nome seja lembrado", afirmou Ceciliano.

Já o deputado Waldeck pontuou que o Almirante Negro, como João Cândido foi eternizado, é figura que deve ser celebrada. "Participamos de uma homenagem revestida de grande simbolismo, seja pelo aniversário de 30 anos da Casa da Cultura, seja pela inauguração do muro artisticamente grafitado e da placa colocada na casa onde viveu João Cândido. Ele foi uma inspiração na luta de trabalhadores de todo o Brasil e merece ser lembrado", afirmou Waldeck Carneiro.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha