"O Profeta", grande sucesso de Ivani Ribeiro, mereceu remake na Globo

A trama encantou os telespectadores que assistiram à novela nos anos de 1978/1979 e refez o sucesso com a estreia da versão 2006/2007

Por Cezar Guedes em 20/03/2020 às 14:55:05
Thiago Fragoso foi pela primeira vez protagonista de uma novela. Em

Thiago Fragoso foi pela primeira vez protagonista de uma novela. Em "O Profeta" ele deu vida ao vidente Marcos, na fase adulta / Rafael França-RG

As novelas de época sempre agradam ao telespectador que acompanha os folhetins que são exibidos no começo da noite na Globo. Apostando nesta fatia de fãs, a emissora resolveu em 2006 fazer o remake de "O Profeta", obra de Ivani Ribeiro, que foi líder de audiência no final da década de 70. Nesta versão, a adaptação foi de Duca Rachid e Thelma Guedes e teve supervisão de texto de Walcyr Carrasco. A trama ganhou uma nova roupagem, mas sem perder a essência original.

Ambientada nos anos 50, a história se passou em Barra Funda, bairro de origem industrial de São Paulo, e parte da novela se desenrolou em uma fábrica de cristal artesanal. O cristal era um elemento fundamental no enredo por seu motivo simbólico: o vidro representava a clarividência, a capacidade de ver além da realidade, que era o dom de Marcos, o profeta, que na infância foi interpretado por Gabriel Moura e na fase adulta por Thiago Fragoso, que fez sua estreia como protagonista de uma novela.

Marcos desde cedo demonstrava ser um pouco diferente das outras pessoas, o que deixava seus pais, Ana (Vera Holtz) e Jacó (Stênio Garcia), preocupados. Dotado de um dom especial, ele previa acontecimentos, mas não conseguia impedir que se realizassem. Já adulto, previu, mas não conseguiu evitar a morte trágica de seu irmão mais novo, Lucas (Henrique Ramiro), a quem protegia e amava muito. Atormentado pela culpa, Marcos, aconselhado pelos pais, foi para São Paulo para morar com sua irmã Ester (Vera Zimermann) e dar um novo rumo a sua vida. Não demorou muito para descobrir que fortes emoções o aguardam na cidade grande.

"O Profeta" foi ao ar de 16 de outubro de 2006 a 11 de maio de 2007, tendo 178 capítulos. E em 2013 foi reapresentada no "Vale a Pena Ver de Novo", nas tardes da Globo.




Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM