Juíza suspende função pública de deputado e ex-vereadores de Silva Jardim

Por Cezar Guedes em 26/03/2021 às 17:25:54
Foto: Lucas Madureira

Foto: Lucas Madureira

Uma quadrilha foi montada em Silva Jardim para assaltar os cofres públicos em proveito próprio. O bando era composto pelo ex-prefeito Anderson Alexandre, sua mulher Viviane Alexandre e vice-prefeito Sebastião Rocha e os ex-vereadores: Flavio de Dezinho, Vivaldo Magalhães, Jasmiel Batista, Roni Pereira, Webster Barcellos e Marcilene Xavier. É o que se pode concluir da decisão dada pela juíza Daniela Correa, em 11 de março deste anos.

A magistrada aceitou a denuncia do Ministério Público que acusou os réus de "desviar, ou aplicar indevidamente, rendas ou verbas públicas (Artigo I, inciso III, do Decreto-Lei 201/67)" e suspendeu os réus do exercício da função pública até que todos sejam julgados.

Os réus, segundo o MP, teriam gastos aproximadamente R$ 413 mil em viagens realizadas por diversos funcionários da Prefeitura de Silva Jardim com objetivos turísticos. O fato veio á tona por meio de uma reportagem do Jornal "O Dia", em novembro de 2014. Na ocasião o prefeito era Wanderson Alexandre, ou Anderson Alexandre, como é conhecido.

A denúncia do MP revela que prefeito e vice, na época dos fatos, realizavam viagens a lazer, escolhendo as datas e hospedagem de acordo com suas vontades particulares, havendo uma organização para que as despesas de deslocamento, hospedagem e as diárias fossem custeadas pelo poder público.

O esquema funcionaria assim: Assim, ANDERSON solicitava à secretária do Gabinete Civil, sua esposa e denunciada VIVIANY, que instaurasse procedimento administrativo, forjando interesse público, para que fosse empenhada verba para realização das viagens. Essas viagens foram realizadas para lazer e em benefício do grupo político liderado por ANDERSON e SEBASTIÃO.

Na comitiva de vereadores figuravam Vivaldo, Jasmiel, Marcilene, Roni, Flávio de Dezinho e Webester. Um dos destinos turísticos da trupe foram Bonito (MS) e Brasília. Tudo à custa do governo, sem que a Câmara gastasse um centavo.

_ Os fatos narrados demonstram gravidade, com utilização indevida da máquina pública para atender a interesses pessoais, postura não condizente com a exigida pela Constituição Federal de qualquer agente público. O desvio de recurso público acarreta danos inestimáveis à população, notadamente em Municípios pequenos, com baixa arrecadação, como o é Silva Jardim, eis que a verba deixa de ser aplicada em segmentos de suma importância, tais como educação e saúde, causando prejuízos às camadas mais carentes da sociedade, enquanto outras pessoas estão desfrutando da verba em proveito próprio ou de terceiros por elas.

Atualmente, Anderson Alexandre é deputado estadual pelo Solidariedade. Em 02 de abril de 2018, após cinco anos e três meses à frente da Prefeitura de Silva Jardim, renunciou ao cargo de Prefeito para concorrer a deputado estadual, sendo eleito com 25.384 votos.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM