O toque final para o seu cabelo

Por Cezar Guedes em 21/03/2020 às 01:32:58
 Volume demais? Pontas indomáveis? Calma, não é fim do mundo. Basta usar o produto indicado para cada situação / GB Imagem

Volume demais? Pontas indomáveis? Calma, não é fim do mundo. Basta usar o produto indicado para cada situação / GB Imagem

Os cabelos!!! As mulheres serão eternamente insatisfeitas com eles!!! Não é bem assim, não é; mas que é sempre bom ficar mudando alguma coisa neles, isso é...

E são tantas as possibilidades que nem sempre conseguimos entender como funcionam. Estamos falando dos cosméticos disponíveis no mercado que prometem domar os fios, segurar os cachos, alisar as madeixas, encaracolar os lisos, segurar o penteado etc.

É muito comum misturarmos um cosmético com o outro ou trocar um pelo outro pelo simples fato de não entender bem qual a finalidade de cada um deles.

Vamos lá, vamos entender: cada produto tem uma função, que pode ou não servir para o seu cabelo.

Os produtos têm alta tecnologia para cumprir o que prometem, mas é preciso conhecer o tipo de cabelo, saber qual o efeito desejado e com essas informações escolher a solução. Cada finalizador tem um efeito diferente e é por isso mesmo que você se sente perdida na hora da compra.

Bom mesmo é procurar entender como eles funcionam para usar bem os produtos porque eles valorizam o corte e melhoram a aparência dos fios.

O gel tem efeito molhado ou efeito plastificado é fixador. O efeito molhado une mais os fios e é ideal, por exemplo, para segurar o cabelo num rabo-de-cavalo. O efeito plastificado tem maior poder de fixação. Para aplicar, coloque a quantidade equivalente a uma moeda de 50 centavos na palma das mãos, esfregue-as e aplique nos cabelos úmidos.

A pomada é ideal para deixar pontas estilizadas, modelar o cabelo e fixar. É preciso ter cuidado de não exagerar na aplicação para evitar o "efeito sujo". Não é recomendada para cabelos muito finos porque pode deixar os fios pesados. Use uma quantidade equivalente a duas pérolas e aplique, aos poucos, com as pontas dos dedos, modelando como desejar.

A cera, diferentemente da pomada, tem aspecto seco e opaco, não confere brilho e costuma ter fixação forte. É apresentada em bastão, líquida e em spray; é ideal para modelar e fixar. A cera em bastão é perfeita para os cabelos curtos, deve ser aplicada diretamente nos fios. A cera líquida deve ser colocada na mão, numa quantidade equivalente a duas pérolas, e aplicada com a ponta dos dedos. Já a cera em spray vai diretamente nos cabelos.

E a popular mousse encorpa os fios finos, controla volume do armado, contém o arrepiado e ajuda a definir os cachos. Tudo de bom. Quanto maior o poder de fixação do produto (leia as embalagens), menor será o balanço do cabelo. Existe uma versão especial para a raiz, que promete volume ao cabelo fino. Na hora de aplicar, use um volume equivalente a uma bola de pingue-pongue, espalhando a mousse entre a palma das mãos. Aplique a quatro dedos da raiz, até as pontas. No cabelo cacheado, faça movimentos de baixo para cima.

O spray fixador tem fixação variada. O produto é indicado para manter o penteado, dar volume ao cabelo curto ou criar efeito amassado. Deve ser usado sempre sobre o cabelo seco e para conseguir volume, deve ser espirrado de baixo para cima ou enquanto vai embaraçando o cabelo com as mãos, ou sobre o cabelo desfiado. Se a intenção é fixar o topete ou a franja, as mechas devem receber uma espirrada de cerca de três segundos. Uma dica: quanto maior a distância da aplicação, maior a área do cabelo atingida.

Se você ficou em dúvida entre um produto e outro, ou sobre o modo de usá-los, fale com seu cabeleireiro. É muito comum sentir-se inibida na hora de perguntar ao profissional, mas isso é uma grande bobagem. Você tem o direito (e por que não dizer, o dever) de saber tudo sobre o seu cabelo e os procedimentos adotados. Por isso, pergunte, peça instruções e dicas sobre o melhor cosmético para o seu cabelo.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha