A fundação de Brasília

Por Cosme N Braga em 16/04/2021 às 21:28:52
Brasília foi construída em tempo recorde. Os trabalhos duraram menos de mil dias. Brasília é considerada, em todo o mundo, como a obra-prima de arquitetura do Século XX. / GB Imagem

Brasília foi construída em tempo recorde. Os trabalhos duraram menos de mil dias. Brasília é considerada, em todo o mundo, como a obra-prima de arquitetura do Século XX. / GB Imagem

A criação de uma capital no centro do país era uma ideia já antiga que fora defendida por vários setores da sociedade. As razões para isso eram, principalmente, de segurança. O que pouca gente sabe é que quando D. João VI veio para o Brasil, lá pelos idos do Século XIX, já se pensou nisso por ser considerado pouco saudável o clima do Rio de Janeiro.

Os documentos com propostas semelhantes se avolumaram e, em 1823, após a independência, José Bonifácio de Andrada e Silva chega a falar no nome de "Brasília" para a nova capital.

Projetos de lei sobre o assunto são debatidos e a Constituição de 1891 prevê já a transferência da capital. E a Constituição de 1946 diz textualmente que "A Capital da União será transferida para o Planalto Central do País".

Finalmente, a 15 de março de 1956, o então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira propõe ao Congresso Nacional a fundação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP), a qual será chamada de Brasília.

O projeto é aprovado por unanimidade e institui-se um concurso para a elaboração de um plano-piloto de urbanização. É escolhido o projeto de Lúcio Costa e sua execução é confiada ao arquiteto Oscar Niemeyer.

Brasília é considerada, em todo o mundo, como a obra-prima de arquitetura do Século XX.

Foi construída em menos de mil dias e inaugurada a 21de abril de 1960, com uma festa extraordinária na qual celebrou missa campal um cardeal português diante da mesma cruz de ferro usada por Frei Henrique de Coimbra na celebração da primeira missa do Brasil.

O Papa João XXIII falando pelo rádio abençoou a nova cidade enquanto os sinos da Basílica de São Pedro, no Vaticano, repicavam festivamente, assim como no Planalto Central repicava o mesmo sino que, em Ouro Preto no ano de 1792, anunciava a morte de Tiradentes.

À mesma hora, vibraram os sinos de todas as igrejas em Lisboa bem como o da secular igreja de Santo Estevão, em Viena.

Trezentas mil pessoas se dirigiram à Brasília para os festejos da inauguração, com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, respectivamente, no Palácio do Planalto, no Palácio do Congresso e no Palácio do Supremo Tribunal Federal.

Comunicar erro
Ler anterior

Sem chance

Ler próxima

Vanessa Giácomo

TV AO VIVO
Pontinha