05 de Maio - Dia das Comunicações

Por Cosme N Braga em 29/04/2021 às 12:57:46
O Marechal Cândido Rondon é o patrono do Serviço de Comunicação do Exército Brasileiro / Arquivo GB Imagem

O Marechal Cândido Rondon é o patrono do Serviço de Comunicação do Exército Brasileiro / Arquivo GB Imagem

Por ser a data de aniversário do Marechal Rondon, este dia é consagrado no Brasil às Comunicações. Nada mais justo do que ligar o nome de Rondon às Comunicações porque foi graças ao espírito de pioneirismo do grande brasileiro, ao seu trabalho persistente, abrindo picadas nas selvas que o telégrafo conseguiu se estender através do Brasil.

Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu no dia 05 de maio de 1865, na cidade de Mimoso, próximo a Cuiabá. Quando tinha dezesseis anos, ingressou no Regimento de Cavalaria de Cuiabá, começando aí sua carreira militar. Mais tarde, no Rio de Janeiro, continuou os estudos na Escola Militar e na Escola Superior de Guerra, formando-se em Engenharia Militar. Rondon foi um ativo militante nos movimentos para abolição da escravatura e para implantação da República no Brasil.

No ano de 1890, foi ajudante do Chefe da Comissão das Linhas Telegráficas em Mato Grosso e, dois anos depois, passou a dirigir os trabalhos de exploração do sertão mato-grossense, sempre preocupado com a vida e a cultura dos índios, o que lhe valeu o cognome de Marechal da Paz. Rondon foi ainda o primeiro diretor do Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais, criado no ano de 1910.

O seu nome foi enaltecido no Congresso das Raças, realizado em Londres. Recebeu o Prêmio Livingstone, concedido pela Sociedade de Geografia de Nova Iorque. Já estava idoso, enfermo e quase cego, mas ainda recebia honrarias de sociedades científicas e teve seu nome incluído, em ouro maciço, na Sociedade de Geografia de Nova Iorque.

O Marechal Rondon foi cognominado "Civilizador dos Sertões". Os índios o chamavam de "Grande Chefe" e às linhas telegráficas que ele instalara de "Línguas Mariano".

O militar e sertanista faleceu no dia 19 de janeiro de 1958. No dia 26 de abril de 1963 foi escolhido como Patrono do Serviço de Comunicação do Exército Brasileiro.


Comunicar erro
Ler anterior

Disco de diamante

Ler próxima

Um grande artista

TV AO VIVO
Pontinha